Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 29/09/2009
Acampados da BR 163 dizem que só deixarão o local para uma área de assentamento
Compartilhar Notícia

Um Acampamento com cerca de 300 famílias foi montado as margens da BR 163, no município de Itaquiraí, 5 km após o trevo com a BR-487que liga a cidade de  Naviraí-MS a cidade de Icaraima - PR.


Informações apuradas pelo site TanamidiaNavirai, dão conta que as famílias vem de varias regiões (Guairá, Iguatemi, Japorã, Mundo Novo, Naviraí) e também do pais vizinho Paraguai. A maioria dessas famílias vem de uma área no município de Iguatemi próximo a fazenda Sanga Puitã, onde eles ficaram acampados por cerca de oito meses.


Eles resolveram mudar para a BR 163, para uma melhor visibilidade do movimento e melhores condições para as suas famílias. O acampamento “Irmão Antônio” como é chamado, possui uma escola de 1º a 4º serie, onde 38 crianças são lecionadas por uma professora que também faz parte do movimento.


No local também funciona uma igreja que tem como pastor o paraguaio Antonio Brito, ou Don Brito, como é conhecido entre os acampados. Uma venda foi montada também no local onde as famílias podem comprar alguns alimentos e produtos de primeiras necessidades.


Foi entregue aos assentados um mandado de manutenção e citação de posse, para que eles retirem os banheiros que foram construídos do lado de dentro da fazenda e para que eles deixem o local e vão para uma área que seja a mais de 20 km do local onde estão, mas segundo os sem-terra eles só deixarão o local caso o governo juntamente com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), arrume uma área de assentamento para eles, já que segundo eles a pauta sobre a reforma agrária retornou ao governo.


Fonte: Tanamidianavirai







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados