Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 22/12/2010
Para 83% dos brasileiros Dilma será igual ou melhor que Lula
Compartilhar Notícia

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 83% dos brasileiros acreditam que a presidente eleita Dilma Rousseff fará um governo igual ou melhor do que o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 30% dos entrevistados, Dilma se sairá melhor do que Lula, enquanto outros 53% esperam que ela tenha uma gestão similar à atual. Na comparação com Lula, a expectativa é de que se saia melhor na saúde, mas pior no combate à corrupção.


Para 73%, o governo de Dilma será ótimo ou bom - segundo porcentual mais alto de expectativa sobre o mandato de um presidente eleito desde a redemocratização do país. Os melhores índices de aprovação da presidente eleita estão na parcela da população menos escolarizada, mais jovem e que declara renda mensal de até cinco salários mínimos. O Nordeste é a região que apresenta mais aceitação à Dilma, com picos em Pernambuco (78%) e no Ceará (79%).


Dilma possui ainda números semelhantes ao de Lula em 2002 em relação à expectativa de cumprimento das promessas feitas durante a campanha presidencial. Naquele tempo, 31% das pessoas acreditavam que ele fosse cumprir tudo o que havia sido prometido. Segundo o instituto, outros 59% dos brasileiros esperam que Dilma cumpra ao menos parte das promessas feitas, enquanto 6% acham que ela não realizará nenhuma.


Quando comparada ao presidente Lula, 18% dos entrevistados acreditam que ela se sairá melhor na área de saúde; 12%, que será melhor na economia; e 12%, na educação. Seu pior desempenho é esperado por 13% dos brasileiros na área da saúde e por outros 13% no combate à violência e na segurança pública. A presidente eleita teve ainda o dobro do índice negativo de Lula em relação ao combate à corrupção – 10% para o atual presidente e 20% para Dilma.


Em relação ao que Lula deveria fazer depois de passar a faixa, a resposta mais citada foi "ter um cargo no governo de Dilma", 41%. Para 24%, ele deveria continuar atuando politicamente, e para 20%, deveria se aposentar e voltar para São Bernardo do Campo. O Instituto Datafolha ouviu 11.281 pessoas em 421 cidades de todas as regiões do país, entre os dias 17 e 19 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.


Fonte: Veja







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados