Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 28/09/2009
Pretensos candidatos têm até sábado para confirmar endereço partidário
Compartilhar Notícia

A semana será decisiva para a rearrumação nos partidos, principalmente as maiores legendas, em razão do prazo mínimo exigido de filiação exigido para quem pretende disputar as eleições de 2010. De acordo com a legislação eleitoral, para concorrer a cargo eletivo, o candidato precisa comprovar pelo menos um ano de filiação partidária.


Na Assembleia Legislativa, onde todos são candidatos à reeleição – exceção de Reinaldo Azambuja (PSDB), que vai concorrer à Câmara Federal, e Celina Jallad (PMDB), indicada para o Tribunal de Contas – devem ocorrer pelo menos três mudanças. Mas a anunciada debandada no PDT pode elevar para cinco o troca-troca partidário.


Na bancada do PDT, formada pelos deputados Antonio Braga, Ary Rigo, Coronel Ivan e Onevan de Matos, todos estão descontentes e praticamente foram 'convidados' a sair depois da intervenção no Diretório Regional, mas a expectativa é de que apenas dois parlamentares deixem a legenda. Onevan de Matos de Antonio Braga, remanescentes do PMDB, teriam recebido convido para voltar às origens.


Mas a situação de Ary Rigo, ex-presidente, também é delicada, em razão de sua tese em defesa de aliança com o PMDB nas eleições de 2010, quando o grupo do interventor, Leite Schimidt, segue a tendência nacional, de alinhamento com o PT.


Segundo ele, uma reunião fechada em Campo Grande nesta terça-feira (29) deve decidir os rumos. “Na reunião, nós vamos analisar os novos acontecimentos. Talvez possamos até decidir pela permanência no PDT”, disse Rigo, que no sábado, junto com o colega Onevan de Matos, conversou sobre o assunto com o governador André Puccinelli e o deputado Londres Machado, presidente do PR.


O encontro foi realizado na residência do prefeito de Rio Brilhante, Donato Lopes, segundo informa o jornal Diário MS, e contou ainda com a participação dos deputados estaduais Paulo Correia e Antônio Carlos Arroio (PR) e do deputado federal Geraldo Resende (PMDB). O destino dos deputados do PDT pode ser o PR (Partido da República) ou o PSB. O PMDB também seria uma opção. No entanto, Onevan de Matos declarou que recebeu convite de cinco partidos.


No PSDB já é certa a saída do deputado Márcio Fernandes, que pode voltar ao PRTB. Ligado ao setor pecuário e alinhado com o governador André Puccinelli, no entanto, o deputado estuda outras alternativas, como a filiação ao PMDB. O problema é ajustar a necessidade de novo endereço partidário com o espaço eleitoral.


A debandada no PDT deve ser o assunto principal nas sessões da Assembleia Legislativa nesta semana. O interventor nomeado pela Executiva Nacional, Leite Schimidt, acusou a bancada na Assembleia de 'vender' o PDT para a reeleição do governador André Puccinelli.


Não há dialogo entre ele e o presidente destituído, deputado Ary Rigo, e nem com o líder da bancada, deputado Antonio Braga. Rigo, Braga e Onevan de Matos, além do Coronel Ivan, correm o risco de ter a legenda negada em 2010. Resta saber se os 'governistas' permanecerão ou serão abrigados pelo PMDB.


Fonte: TV Morena







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados