Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 02/12/2010
OBREIROS DA LOJA “ORDEM, TRABALHO E PROGRESSO” EM FESTA
Compartilhar Notícia

Paulo Hamilton
 


No último sábado (27), os Maçons da Loja “Ordem, Trabalho e Progresso” comemoraram os 40 anos de existência da Loja, criada em 07 de novembro de 1970, numa iniciativa dos seus fundadores: Zulmiro Jardim, Caetano Bono, Agostinho Marques e outros, que permitiram que, ao longo desse tempo, se conquistassem vitórias e alegrias que marcaram cada fase e cada dia das atividades desta Loja, atividades estas tão árduas quanto tirar de uma pedra bruta um cubo perfeito e polido e tão gratificante quando comemorarem fraternalmente essa data, ao lado dos seus irmãos e convidados.

 

Aproveitamos o ensejo para, atendendo àquele leitor, àquela leitora que ora nos lê abordando este assunto, para esclarecer, bem sucinto o que seja a Maçonaria.

 

O que é a Maçonaria? A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

 

Qual é o seu objetivo? Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral, e a prática das virtudes.

 

Quais são os seus princípios? A libertação dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo CRIADOR e, portanto, humanos e como conseqüência, a fraternidade entre todas as nações.

 

Qual o seu lema? Ciência – Justiça – Trabalho.

 

Ciência, para esclarecer os espíritos e elevá-los. Justiça, para equilibrar e enaltecer as relações humanas e Trabalho por meio do qual os homens se dignificam e se tornam independentes economicamente. Em uma palavra, a Maçonaria trabalha para o melhoramento intelectual, moral e social da humanidade.

 

Passados 40 anos de sua fundação, a Loja Maçônica “Ordem, Trabalho e Progresso” de Naviraí prossegue na sua jornada a que se propôs de trabalhar desinteressadamente em favor da humanidade, de elevar o espírito cívico, patriótico e aperfeiçoamento moral e intelectual dos seus irmãos do quadro.

 

Que o Supremo Arquiteto do Universo ilumine ao obreiros dessa Loja para que ela se mantenha íntegra, valorosa, com obreiros assíduos, pontuais, dedicados e úteis em sua marcha segura e consciente para o futuro do nosso País.

 

Um abraço fraternal a todos.


(**Paulo Hamilton é professor aposentado em Naviraí e colaborador deste jornal)


Fonte: Paulo Hamilton







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados