Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 19/11/2010
Naviraí: Encontro Estadual de Capoeira começa neste sábado
Compartilhar Notícia
Evento será iniciado no sábado, às 19h, no Poliesportivo, com a participação de todas as delegações (Foto: Divulgação)


Capoeiristas de Naviraí, Ladário, Campo Grande, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Ivinhema e Três Lagoas, participam neste sábado e domingo, dias 20 e 21, do VI Encontro Estadual de Capoeira.


O evento é promovido pelo Grupo Filhos de Jamaica (Educador Hevaristo de Barros Peres) e Prefeitura Municipal de Naviraí, através da Gerência de Educação e Gerência de Assistência Social.


Estima-se que 250 pessoas virão das cidades participantes. De Naviraí participarão aproximadamente 400 pessoas, do Grupo Filhos de Jamaica, seis escolas da REME (Rede Municipal de Ensino) José Carlos da Silva, José Martins Flores, Odércio de Matos, maria Aquino, Marechal Rondon e Milton Dias Porto), duas particulares (Objetivo e Maxi Reino), Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), e Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Naviraí S.F.P.M.N).


“Os alunos destas escolas serão graduados, ou seja, receberão a corda e o certificado que simboliza o nível em que o aluno está na capoeira”, explica Evaristo de Barros Peres.


São esperados ainda aproximadamente 120 pessoas da terceira idade que participam de aulas de capoterapia (capoeira adaptada para idosos) que são ministradas semanalmente em Naviraí, com apoio das gerências de Educação e Assistência Social. “Mais do que uma atividade física, uma aula de ginástica, a capoterapia é um lugar para convivência, amizade, carinho, alegria. Um lugar onde as pessoas aprendem a viver melhor”, diz Evaristo.


Abertura


O evento será iniciado no sábado, às 19h, no Poliesportivo, com a participação de todas as delegações. Além das apresentações dos grupos de capoeira, está previsto a apresentação dos Ginasloucos (atletas de Dourados que combinam basquete com ginástica acrobática).


Os Ginasloucos já estiveram em vários canais de televisão. Eles foram ganhadores do quadro “Se Vira nos 30” do programa Domingão do Faustão, Programa do Didi, “Qual seu Talento” um quadro apresentado na grade de programação do STB, além do “Tudo é Possível” da apresentadora Eliane, na TV Record.


“O grupo Ginasloucos foi formado em 1995 e viaja por vários estados, fazendo acrobacias empolgantes durante intervalos de jogos de basquete e nas aberturas de grandes eventos. É uma atração imperdível”, destaca Evaristo de Barros.


A abertura terá também a apresentação do Grupo de Professores e Mestres de Campo Grande, com o Maculelê, uma apresentação com facões.


No domingo, o VI Encontro Estadual de Capoeira começa das 9h da manhã, com o tradicional aulão de capoeira com a participação de todas as escolas e cidades visitantes. O encerramento está previsto para as 13h.


Fonte: Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados