O Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul começou a discutir o funcionamento da Operação Final de Ano. Na capital, a parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) será repetida. A novidade é a elaboração de um plano de segurança, específico para o período, nos municípios de médio porte do interior.
“Não é só na capital que há um aumento na circulação de dinheiro e pessoas no comércio durante o fim de ano. As principais cidades do Estado merecem atenção especial. Com mais pessoas nas ruas e o pagamento do 13º salário, tende a crescer o número de furtos e roubos. Mais uma vez vamos intensificar as atividades de patrulhamento tático e abordagens.
Queremos que a população possa ter tranquilidade para adquirir os presentes e passear com a família e que os funcionários e empresários do comércio possam atender sabendo que a Polícia Militar está trabalhando para garantir a segurança”, justificou o comandante-geral da PMMS, coronel Carlos Alberto David dos Santos.
Além de Campo Grande, também realizarão a Operação Final de Ano os batalhões responsáveis por Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. O trabalho dos policiais militares que já era priorizado para o comércio na época das festas de fim de ano, será sistematizado com a participação dos comerciantes, como vem sendo feito na Capital, dentro da filosofia de Policiamento Comunitário.
O plano de segurança irá contar com policiamento em duplas a pé e com rondas em viaturas de quatro e duas rodas. Em Campo Grande, ainda será reinstalado o posto de atendimento no cruzamento da Afonso Pena com a 14 de Julho e haverá apoio do Esquadrão Independente de Polícia Militar Montado (EIPMMont) e Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito (Ciptran).
Apesar de priorizar o quadrilátero central formado pela Calógeras, 26 de Agosto, Rui Barbosa e Mato Grosso, o policiamento específico também será realizado na Eduardo Elias Zahran, Tamandaré, Ceará, Salgado Filho, Mascarenhas de Moraes, Euclides da Cunha e Coronel Antonino.
“Além disso, o trabalho rotineiro dos batalhões, em suas respectivas áreas de atuação, continuará sendo feito normalmente. Com a operação vamos fazer um reforço com os alunos soldados do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Não haverá deslocamento de policiais que possa prejudicar a segurança da cidade”, garantiu o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) coronel Sebastião Henrique de Oliveira Bueno.
Parceria
Assim como nos dois anos anteriores, o plano da operação será discutido com lideranças da CDL e da ACICG. A intenção é aprimorar o executado em 2009 para aumentar ainda mais o sucesso das edições passadas. As duas instituições atribuíram ao policiamento parte do êxito nas vendas no fim do ano passado.
“A população se dispôs a gastar mais por causa do aumento nos salários e principalmente por causa do reforço na segurança que deu a tranquilidade necessária para poder comprar”, disse o presidente da CDL, Ricardo Kuninari. O presidente interino da ACICG, João Carlos Polidoro da Silva completou: “Essa parceria já deu certo. Nós percebemos a agilidade e rapidez desses policiais no atendimento das ocorrências”.
Para o comandante-geral da PMMS, a união Polícia Militar/Comércio é mais uma prova da viabilidade do policiamento comunitário. “Isso é a prática da nossa filosofia. Temos que nos aproximar, ouvir a população, o comércio e todos os setores para podermos atender os anseios e necessidades da comunidade. Essa parceria é fundamental e exemplo de que este é o melhor modelo de ação. Precisamos trabalhar juntos para melhorar a segurança pública do Estado. Neste fim de ano, com a operação especial, a população poderá comprar com tranqüilidade. A PM estará nas ruas para garantir a segurança”.
A apresentação do plano aos comerciantes e à comunidade em geral ocorrerá no próximo dia 23, às 7h30, no auditório da ACICG. “É importante trabalharmos junto com o comércio e os consumidores porque eles sabem quais são suas principais necessidades durante as compras”, completou o coronel David.
A ativação do policiamento será no dia 1º de dezembro, às 7h30 na Praça Ary Coelho.
Fonte: EdicaoMS