Página Inicial | SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 20/08/2009
Naviraí tem dois casos de suspeita de gripe suína
Compartilhar Notícia

O município de Naviraí tem dois casos de suspeita de gripe suína. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (20) em nota oficial da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Segundo informações levantadas pela reportagem do site Portal do MS, os dois suspeitos seriam homens e estariam internados em Dourados.

Ao todo em Mato Grosso do Sul foram realizadas 217 notificações. Desse total, 131 foram suspeitos; 43 descartados; 26 confirmados pelo novo vírus da gripe e houve 17 confirmações por gripe sazonal (dentre os municípios do Estado) e mais 2 de pessoas oriundas do estado de São Paulo

Segundo a nota, dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul, 25 já notificaram casos suspeitos de gripe suína, como é conhecida a doença causada pelo vírus influenza A (H1N1. Dos 157 casos notificados, 26 foram confirmados e 131 aguardam confirmação de exames em laboratórios.

O mais grave é que a maioria dos casos notificados são de pacientes hospitalizados. Das 161 pessoas internadas, 14 tiveram o diagnóstico confirmado para gripe suína e 115 aguardam resultados de exames. Outras 32 foram descartadas, sendo que 10 tiveram a confirmação para a gripe sazonal, a comum.

Confirmados
Foram confirmados casos em Campo Grande (10), Dourados (6), Corumbá (3), Mundo Novo (2), Ponta Porã (2), São Gabriel do Oeste (1), Sidrolândia (1) e Três Lagoas (1).

Apesar da gravidade da situação, alguns municípios não padronizaram as medidas de prevenção. São Gabriel do Oeste, dispensou mulheres grávidas, funcionários gripados e suspendeu todos os eventos públicos e em locais fechados por 30 dias.

Campo Grande, que lidera o ranking de casos suspeitos e tem mais mortes, ainda não decidiu se suspende as atividades alusivas ao aniversário de 110 anos. Onze creches estão com atividades suspensas porque mais de 10% dos alunos tiveram os sintomas da doença.

Em Ponta Porã, onde também ocorreram mortes e existem 11 casos suspeitos, o prefeito Flávio Kayaitt (PSDB), suspendeu o desfile de 7 de setembro. Amambai, que tem dois casos suspeitos, incluindo-se uma morte, também não suspendeu atividades e a prefeitura adotou a posição de negar qualquer caso suspeito, apesar de manifestação da Secretaria Estadual de Saúde.

Municípios
A secretaria vem monitorando 131 casos suspeitos em 25 municípios, que são: Campo Grande (57), Dourados (11), Ponta Porã (11), Três Lagoas (6), Ladário (6), São Gabriel do Oeste (5), Anaurilândia (4), Sidrolândia (4), Bela Vista (3), Corumbá (3), Mundo Novo (3), Amambai (2), Bataguassu (2), Itaporã (2), Naviraí (2), Aquidauana (1), Bonito (1), Caarapó (1), Chapadão do Sul (1), Costa Rica (1), Deodápolis (1), Glória de Dourados (1), Iguatemi (1), Maracaju (1) e Ribas do Rio Pardo (1). (Com informações Secretaria de Estado de Saúde (SES)


Fonte: Portal do MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados