Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 26/10/2010
Naviraí: Documentário em vídeo e fotos conta a história do município
Compartilhar Notícia
Projeto relata fatos desde a fundação da “Capital da Fumaça” (Foto: Assessoria)


Um documentário exibido no último sábado (24) na Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN) contou a história da cidade através de fotos, imagens e depoimentos de pessoas que contribuíram para a formação do município que completa 47 anos no próximo dia 11 de novembro.  O documentário foi produzido pelos participantes do curso de Produção de Documentário (produção, gravação e edição) oferecido pela prefeitura em parceria com a fundação de Cultura do Estado.


As imagens e relatos trouxeram nomes importantes da história da fundação de Naviraí, como: do empresário Sakai Kamitani, o primeiro prefeito João Cardoso, o ex-prefeito Antonio Augusto Virote, radialista Altevir Nunes, Ítalo de Candido de Marco, o vice-prefeito Ronaldo Botelho, dentre outras, que contaram detalhes da “Capital da Fumaça” como era conhecida a cidade devido ao grande número de serrarias existentes na época.


A superintendente da Fundação de Cultura, Joana da Silva, ressaltou a importância da pareceria com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul que trouxe os cursos para a cidade que resultou na criação do documentário. “É uma noite de muita emoção de poder resgatar um pouco dessa nossa rica história. A idéia é lembrar e valorizar os primeiros habitantes que colaboraram para a construção de nossa cidade”, avalia Joana.


A participante do curso e diretora do documentário Fátima Cristiana, disse que o lançamento foi apenas uma pré estréia, pois não houve tempo necessário para a finalização do projeto. “Foram oito dias de trabalho, queremos realizar o lançamento oficial em 30 dias. A novidade será que neste período a população irá decidir qual será o título do filme. Cada um poderá dar a sua sugestão”, disse Fátima Cristina.


Ela destacou a importância da prefeitura oferecer o curso totalmente gratuito que deu aos participantes de produzirem este curta para a cidade. “O importante é que este vídeo sairá daqui concorrendo a premiações em três festivais”, destacou.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados