Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação/A.V dia 10/10/2010
Mineiros no Chile se oferecem para subir por último
Compartilhar Notícia

Quando discutiam como seria a ordem do resgate deles próprios, os mineiros que estão há mais de dois meses presos a 700 metros de profundidade no Chile se ofereceram para subir por último à superfície.


A informação foi dada pelo ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich, durante entrevista na Mina San José, em Copiacó, norte do país, no início da tarde deste domingo (10).


"Eu falei com eles para explicar que precisamos estabelecer uma ordem de subida, e que esta ordem seria determinada de acordo com eles e com base em razões técnicas", relatou.


"Eles começaram a falar: 'eu vou por último', e o outro dizia, 'não companheiro, eu quero ir por último'." Segundo ele, isso demonstra "um ânimo amigável e solidariedade".


O ministro informou ainda que até agora mantém 10 dos 33 mineiros no grupo dos que precisam de mais cuidados, e que devem ter prioridade na ordem de retirada.


Mas ele reforçou que estes dez não são pacientes, "e sim pessoas sãs que estão passando por uma prova de força".


"São 33 pessoas maduras, completamente capazes de cuidar de si, e que conseguiram enfrentar um teste provavelmente nunca antes vista na história do ser humano."


As equipes de resgate começaram neste sábado (10) a trabalhar no revestimento do túnel pelo qual os mineiros, presos desde um desabamento em 5 de agosto, serão içados.


A previsão, de que a subida deles comece já na quarta-feira, está mantida, segundo as autoridades.


O trajeto até a superfície deve durar cerca de uma hora, o que significa que o resgate de todos os mineiros deve durar um dia e meio.


Antes de começar o resgate, serão feitos testes para certificar que a subida da cápsula -fabricada pela Marinha do Chile especialmente para a ocasição- de resgate é segura.


Os familiares irão receber os mineiros em uma área especialmente preparada para tanto. As famílias, muitas das quais estão acampadas na mina acompanhando os trabalhos de resgate, já se preparam para o reencontro, preparando homenagens e presentes para os trabalhadores.


Fonte: G1







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados