Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação/A.V dia 07/10/2010
Naviraí discute a posse responsável de animais
Compartilhar Notícia
Evento contou com um grande número de pessoa (Foto: Divulgação)


Aconteceu nesta segunda-feira (4) no auditório da Câmara Municipal de Naviraí a abertura da semana de posse responsável de animais doméstico. Cerca de 300 pessoas compareceram no evento realizado pela Vigilância Sanitária da prefeitura que se estenderá até o próximo sábado (9), mesmo dia da vacinação contra raiva. Prestigiaram a abertura o vice-prefeito Ronaldo Botelho, a gerente de saúde Sônia Kamitani, gerente de núcleo de Vigilância Sanitária Manoel Messias Assis, a Promotora de Justiça da Vara Criminal da Comarca de Naviraí Letícia Rosana Ferreira e o presidente da Câmara municipal José Odair Gallo e o vice Leo Matos.


Para Manoel Messias gerente do Núcleo de Vigilância, o que se inicia em Naviraí é uma preocupação que existe em muitos países e vários municípios do Brasil. Dados da Organização Mundial de Saúde aponta que existem mais animais do que lares para serem acolhidos. “Estamos aqui na busca por uma solução rápida. Frequentemente muitos recorrem ao sacrifício em massa, milhares de animais são mortos de forma humanitária, até mesmo por falta de informação, de inventivos e subsídios a esterilização dos animais por parte dos proprietários”, comentou.


Segundo ele o principal objetivo agora é colocar em prática a aplicação da Lei nº 1531 aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito. A Lei já em vigor deste 17 de setembro deste ano, aglutina os diferentes pilares de ações para um efetivo controle da população de cães abandonados. “As ações já iniciaram esta semana com a conscientização da população e controle reprodutivo através da esterilização gratuita dos cães e gatos de famílias carentes”, avalia.


O vice-prefeito Ronaldo parabenizou a vigilância sanitária do município pelo trabalho que vem sendo realizado e principalmente pelo evento de Posse Responsável. Ele citou como exemplo uma ONG criada por uma moradora que serve como uma clinica para animais abandonados. “São assuntos de suma importância que iremos tratar durante esta semana. É de fundamental a gente er compromisso e responsabilidade. Quem quer ter animal de estimação tem que cuidar”, afirma Ronaldo.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados