Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação/A.V dia 07/10/2010
Naviraí: Vacinação contra raiva acontece neste sábado
Compartilhar Notícia
Município quer vacinar 10 mil contra raiva (Foto: Divulgação)


O Centro de Controle de Zoonoses de Naviraí (CCZ) realiza a campanha nacional de vacinação anti-rábica animal neste sábado, 9 de outubro, das 8 às 17 horas. Durante todo o dia mais de 20 postos de vacinação estarão abertos. A meta, segundo o gerente de Vigilância Sanitária do município, Manoel Missias é imunizar 10 mil animais entre cães e gatos, das zonas urbana e rural.


Manoel alerta da importância da população estar procurando um dos locais de vacinação. Para isso, todas as unidades de saúde de cada bairro estarão abertas , além de escolas e na praça central (Prefeito Euclides Antonio Fabris). “A vacina é o melhor meio de prevenir contra a raiva, doença que atinge os animais domésticos e pode ser transmitida ao homem. “Pedimos que as pessoas que possuem cães e gatos procurem um posto de vacinação para imunizar o seu bichinho. Só a vacina pode garantir a saúde do animal e também da família”, afirmou.


A raiva é uma doença causada por um vírus da família rhabdoviridae. O agente causador da doença pode infectar qualquer animal de sangue quente, porém só irá desencadear a doença em mamíferos, como por exemplo cachorros, gatos, ruminantes e primatas (como o ser humano).


A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva urbana tem como principal agente o cão, seguido pelo gato; na forma selvagem, esta se dá principalmente por lobos, raposas, coiotes e nos morcegos hematófogos.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados