Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação/A.V dia 07/10/2010
Chegada de telhas trás alivio para moradores de Naviraí
Compartilhar Notícia
Entrega de telhas começou pelo João de Barro um dos bairro mais atingidos (Foto: Divulgação)


Os moradores de Naviraí que tiveram as suas casas atingidas pela forte tempestade de granizo que caiu na cidade em (21 de setembro) estão ficando mais aliviadas. Nesta semana a prefeitura da cidade através da gerência de Assistência Social (Geas) e Gerências de Obras e Serviços Urbanos (Gerob) iniciaram a entrega das telhas para as famílias que se cadastraram a espera de ajuda. Foram mais de 2,4 mil cadastros. Naviraí sofreu uma grande precipitação pluviométrica, que acumulou 250 milímetros em três dias. Os principais estragos foram provocados por granizo que perfuraram telhados de amianto em moradias mais simples. Diante disso, o município decretou situação de emergência.


O prefeito Zelmo de Brida levou o governador do Estado para verificar dois dos locais atingidos, os bairros Varjão e Jacarezinho, a fim de demonstrar os impactos do desastre e mensurar os auxílios emergenciais e de longo prazo. “A gente fica feliz em ver que [a ajuda] chega mais rápido do que a gente esperava”, contou a dona de casa Maria da Conceição Rocha do bairro Varjão.


A princípio a prefeitura havia doado centenas de metros de lonas para amenizar a situação até a chegada das telhas. Na segunda-feira (4) a prefeitura recebeu 5,5 mil telhas do governo do Estado, sendo 3,5 mil de 4 milímetro e outras 2 mil de 8 milímetro. A administração do município esta adquirindo outras 2 mil de recursos próprios. O total de telhas será de 7,5 mil, para o socorro emergencial.


Segundo o gerente do núcleo de obras Paulo Aquino, a entrega das telhas teve início pelo João de Bairro, um dos mais atingidos pela tempestade. “Depois iremos para o Ipê e Varjão e demais bairros”, disse Paulo Aquino.


A gerente de Assistência Social Cleci Fortunati disse que os serviços estão sendo acompanhado por duas assistentes sociais. De acordo com ela apenas será permitido no máximo 20 telhas por família. “Estamos vendo o alivio e a felicidade das pessoas ao receberem as telhas. Limitamos a doação de telhas para que todos possam ser contemplados”, explicou a gerente.


O prefeito Zelmo que desde o primeiro momento designou uma equipe para atender as famílias atingidas, se diz também aliviado com a chegada das telhas. “Vamos continuar na busca de mais recursos para atender todos os moradores que tiveram as suas casas atingidas. Já solicitamos a compra de outras duas mil com recursos próprios do município”, afirmou o prefeito.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados