Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 30/09/2010
Em MS 20 mil homens serão mobilizados para eleições
Compartilhar Notícia
Policiamento será feito para evitar bocas de urna e tumultos no pleito (Foto: Divulgação)


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) estima que, neste domingo (3), dia das eleições, cerca de 20 mil homens dos efetivos das polícias civil, militar, federal, rodoviária federal, dos Bombeiros e do Exército (este somente em Dourados) atuarão na segurança do pleito em Mato Grosso do Sul.

 

Desse total, o Portal TV Morena apurou que 3.600 são policiais militares, 2 mil são da Polícia Civil e 550, da Polícia Federal. Além da equipe nos locais de votação, será feito um patrulhamento para evitar bocas de urna, tumultos e qualquer tipo de impedimento ao direto de voto do cidadão.


Em Dourados, o policiamento será reforçado (inclusive pelo Exército), por conta dos últimos acontecimentos políticos, como o afastamento do prefeito Ari Artuzi (sem partido).


PM


Conforme o assessor da Polícia Militar (PM), tenente coronel Nelson da Silva, 2.100 policiais militares vão trabalhar nas cidades do interior e 1,5 mil em Campo Grande, segundo planejamento do Comando Geral da PM.


Em Campo Grande todos os locais de votação terão no mínimo dois policiais militares para garantir a segurança dos eleitores. Além disso, 100 viaturas caracterizadas farão o trabalho de fiscalização dos locais de votação e o policiamento ostensivo rotineiro. Também serão empregadas 10 viaturas descaracterizadas com o objetivo de coibir crimes eleitorais.


Polícias Civil e Federal


Todo o efetivo da Polícia Civil vai trabalhar durante as eleições, cerca de 2 mil homens iniciaram o trabalho na manhã do sábado (2), com reforço durante o domingo (3).


O trabalho da Polícia Civil será de apoio à Polícia Federal (PF), que também colocará todo o efetivo (550 policiais) para trabalhar no dia do pleito. Conforme a assessoria de imprensa da Polícia Civil, apenas em locais onde não há delegacias da PF, a Civil vai agir como polícia judiciária, atuando em flagrante aqueles que cometerem crimes eleitorais.


As pessoas que forem detidas em flagrante durante as eleições serão encaminhadas para o Centro de Triagem, que será instalado na sede da Superintendência Regional da PF em Campo Grande. Os detidos ficarão no centro até o término das eleições ou serão ouvidos e liberados. (**Com informações da Sejusp, PC, PF, PM e TRE-MS)


Fonte: TV Morena







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados