Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação/A.V dia 29/09/2010
Greve não altera data de pagamento
Compartilhar Notícia

A greve dos bancários teve início nesta quarta-feira (29) e atinge todo o país, segundo balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Em São Paulo, na região da avenida Paulista, perto das 11h30, o acesso ao atendimento dentro das agências estava  fechado. No entanto, na maioria, os caixas eletrônicos ainda podiam ser utilizados pelos clientes, segundo constatou a reportagem do G1.


De acordo com a bancária Ana Tercia Sanches, representante sindical, há cerca de 10% a 20% dos funcionários trabalhando internamente, para atender "situações de emergência".  "No caso de um contrato que tiver de ser assinado hoje, por exemplo, esses funcionários não deixarão de atender", citou.


O aposentado Antonio Silva Soares ficou surpreso ao chegar em uma agência bancária e notar que estava fechada. "Não adianta eu usar o caixa eletrônico. Precisava entrar, falar com alguém. Não sei o que vou fazer agora", disse, tentando encontrar outro banco que pudesse estar aberto.


Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira (29), após assembleias que rejeitaram, na véspera, a proposta da Federação dos Bancos (Fenaban), que oferecia reajuste de 4,29%.


Os bancários têm data-base em 1º de setembro, e a pauta de reivindicações foi entregue à Fenaban no começo de agosto. A categoria pede aumento de 11%, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche, pisos maiores, auxílio-educação para todos, segurança contra assaltos e sequestros e melhores condições de saúde, entre outros pontos. De acordo com a confederação, há aproximadamente 470 mil bancários em todo o país.


As decisões das assembleias demonstram a indignação dos bancários com a postura intransigente dos bancos", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do comando nacional, por meio de nota.


"Com os lucros de R$ 21,3 bilhões obtidos somente por cinco bancos no primeiro semestre deste ano, é possível o atendimento das demandas da categoria e garantir melhor qualidade de vida", afirmou.


De acordo com a Contraf-CUT, até as 21h35 desta terça-feira (28), a greve havia sido aprovada pelos bancários de 24 estados e do Distrito Federal. O balanço que mostrará o número de agências com as atividades paralisadas em todo o país deverá ser divulgado no fim desta quarta, segundo a Contraf.


Na sexta-feira (1), o sindicato deverá realizar outra assembleia para definir os rumos do movimento. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disse que mantém a proposta já apresentada aos bancários e que espera retomar a discussão.


Pagamento de contas
Quem tiver contas para quitar poderá utilizar meios alternativo sde pagamento, segundo a Febraban. Os caixas eletrônicos, os serviços de pagamento por telefone e internet e os correspondentes bancários estarão funcionanando normalmente. Por isso, as datas de vencimento das contas não deverão ser alteradas.


Fonte: G1







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados