Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação/A.V dia 29/09/2010
Suspeitas sobre escândalo marcam debate entre candidatos ao Governo de MS na TV
Compartilhar Notícia


Os três candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul participaram de um debate transmitido ao vivo ontem a noite (28) pela TV Morena. O tema mais esperado, sobre o escândalo de propinas no Parque dos Poderes que envolve o governador André Puccinelli (PMDB), a Assembleia Legislativa e até o poder judiciário, foi pouco explorado, segundo os expectadores.


As regras definidas pela emissora proibiram perguntas que pudessem ser consideradas "agressões ou ataques". Pelo sorteio, Zeca do PT (PT) ficou à esquerda do vídeo, Nei Braga (PSol) no centro e André Puccinelli (PMDB) à direita da tela. O debate foi mediado pela jornalista Poliana Abritta, da Rede Globo de Brasília.


Não houve grandes embates polêmicos como chegou a ser esperado, já que as denúncias de supostas propinas distribuídas no Parque dos Poderes envolvem um dos participantes, o candidato à reeleição e governador André Puccinelli, acusado de receber R$ 2 milhões por mês "em dinheiro" da Assembleia em gravação do deputado estadual Ary Rigo (PSDB).


Os três candidatos optaram por atuações "politicamente corretas". Usaram vestimentas semelhantes e evitaram até palavras fortes. Somente Zeca do PT ostentava uma gravata em tom diferente, com o tradicional vermelho do Partido dos Trabalhadores.


Puccinelli chegou a usar o termo "por má fé ou ignorância" dirigindo-se a Zeca do PT, mas o petista disse que "o perdoava". Nos bastidores, André recebeu dicas de assessores que foram até ele por duas vezes enquanto as câmaras mostravam Nei Braga para o público.


O candidato do PSol, aliás, foi autor do momento mais tenso, ao perguntar, no final, porque o governador não envolveu os empreiteiros e assessores Mauro Cavali, João Amorim, Eolo Ferrari, Osmar Jerônymo e Edson Giroto nas tentativas de explicar o escândalo e processos por enriquecimento ilícito contra ele.


André se limitou a dizer que "esses aí não têm foro privilegiado", referindo-se aos empreiteiros e assessores próximos a ele. Puccinelli provocou Zeca do PT lembrando de denúncias envolvendo o FAT durante o governo petista. Zeca respondeu alfinetando o governador. Disse que todos os processos correm sem a intervenção dele e que defende a punição de qualquer um que comprovadamente tenha praticado ato ilícito.


"Eu não me escondi atrás da Assembleia não", comparou Zeca do PT.


André Puccinelli, que tem foro privilegiado enquanto ocupa o cargo de governador, tem uma investigação por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito parada no STJ porque os deputados estaduais não deram autorização para a investigação continuar.


Fonte: MidiamaxNews







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados