Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação/A.V dia 29/09/2010
Pela primeira vez, UFGD fará concurso para professor titular
Compartilhar Notícia

Pela primeira vez, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) fará concurso para professor titular. A fórmula para cálculo de coeficiente e de distribuição de vagas para as Unidades Acadêmicas foi aprovada pelo Conselho Universitário (Couni) neste mês e está publicada na resolução nº 70.


Desde 2007, cabe às universidades federais, independente de autorização específica, possuir em seu quadro de pessoal a quantidade de professor titular de 10% do total de docentes efetivos. A idéia, segundo o reitor da UFGD, professor Damião Duque de Farias, é fazer com que a Universidade aproveite o acúmulo de experiência acadêmica e ampla qualificação profissional docente, de uma forma transparente.


“Através de concurso, reconheceremos os professores que mais contribuíram com o ensino superior. A fórmula aprovada pelo COUNI é, sobretudo, qualitativa para aferir e distribuir as vagas entre as Unidades da Instituição”, explicou o reitor.


No total, a UFGD irá distribuir 45 vagas para professor titular a ser ocupadas através de concurso público. As áreas de conhecimento com mais docentes e com maior pontuação segundo critérios de mérito acadêmico, receberão uma quantidade maior, o que estimulará o empenho individual e coletivo para a excelência universitária e acadêmica.


A cada três anos haverá revisão da redistribuição, seguindo os mesmos princípios, de modo que as Unidades que na primeira distribuição receberam um número menor que outras, poderão receber mais, fazendo valer o princípio da isonomia entre as mesmas e entre todos os docentes.
De acordo com o Reitor Damião Farias, “a reitoria está preparando as normas para a realização do concurso, a ser aprovada pelo COUNI. Na proposta, estamos considerando algumas exigências mínimas para que um docente tenha direito a concorrer à vaga, como: tempo de doutorado, participação em programa de pós-graduação, tempo de vida universitária e produção acadêmica, de modo que a condição de professor titular seja um prêmio aos docentes que mais contribuíram com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da cultura e da arte”.


Para o professor doutor João Carlos de Souza, diretor da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da UFGD, a política instituída será de valorização da carreira considerando o mérito, em função do período de dedicação do docente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Isso contribui com o conhecimento, com a orientação. E também serve de estímulo aos demais professores que têm carreira com qualificação e que contribuem com a Universidade. Será a primeira vez nesses cinco anos de UFGD e devemos considerar esse momento como importante”, enfatizou o professor.


O professor doutor Reinaldo dos Santos, diretor da Faculdade de Educação (FAED), lembrou também que o concurso para professor titular contribui para a qualificação da Universidade, ou seja, para a composição de melhores quadros dentro do ensino de graduação e de pós-graduação.


FÓRMULA


A fórmula para a distribuição de vagas está disponível na resolução nº 70 de 09 de setembro de 2010. Vários itens são levados em conta, como número total do banco de professores equivalentes da Faculdade; coeficiente de professores adjuntos com doutorado da Unidade; coeficiente de professores associados com doutorado da Unidade; soma dos anos completos de tempo de título de doutor de todos os docentes da Unidade e o número total de vagas para concurso de professores titulares da Unidade.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados