Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 20/08/2009
Chuva superou em 120% o índice esperado para o mês
Compartilhar Notícia

A chuva que caiu do inicio da tarde de ontem e nesta madrugada em Campo Grande superou a média histórica do mês de agosto. Já são quase 20 horas de tempo chuvoso.

A alteração climática é provocada pela frente fria que se concentra na região Sudoeste do País, causando áreas de instabilidade.

Segundo o metereologista Natálio Abrão, do Centro Meteorológico da Anhanguera/Uniderp, das 13 horas de ontem a 3h35 de hoje, foram registrados 54 milímetros de chuva.

Em quatro dias na Capital foram 83 milímetros, situação não vista há quase nove anos, diz o especialista. O índice corresponde a 120% do esperado para o mês. Natálio ressalta que a média histórica do período é de 38,02%.

Os meses de junho, julho e agosto são tradicionalmente de estiagem, esse tipo de tempo era esperado para o verão.

A chuva que deve cair em todo Estado nesta sexta-feira, dará trégua apenas no sábado, mas voltará na próxima semana.

Trovoadas - Além da chuva, a queda de raios também superou os registros dos anos anteriores. Neste mês são 7 horas de raio e trovões, o dobro do normalmente registrado.

De acordo com o metereologista, normalmente há um baixo registro nos meses julho e agosto, mas este ano já foram registradas mais de 200 raios na Capital, que tem risco dobrado à população pela alta incidência nessa região do País.

Apesar da chuva forte, nem a Defesa Civil municipal, nem o Corpo de Bombeiros registraram chamadas de urgência por conta da tempestade.

Ontem de madrugada, na região da saída para Cuiabá, houve chuva de granizo, que provocou algumas telhas quebradas.

No Estado, os termômetros registram queda na temperatura com máxima de 31°C e mínima de 13°C. Em Campo Grande, a máxima não deve ultrapassar os 26°c e mínima chegou aos 16°C.


Fonte: Campo Grande News







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados