Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação/A.V dia 28/09/2010
Naviraí decreta situação de emergência e conta prejuízos
Compartilhar Notícia
Tempestade causou grandes estragos em residências de Naviraí (Foto: Divulgação)


O município de Naviraí região Cone Sul do estado decretou situação de emergência pelo prazo de 90 dias nesta segunda-feira (27). Após uma reunião realizada na sede do Funprev, membros da Defesa Civil decidiram a favor do decreto que foi acionado pelo Prefeito Zelmo de Brida.


Na noite de sábado (25), a cidade foi atingida por uma forte tempestade de ventos fortes e granizo que trouxe prejuízos para boa parte da população. Várias residências foram destruídas pelas pedras de granizo, sendo que a prefeitura teve que intervir e comprar centenas de metros de lonas.
 

Levantamento oficial contabilizado pela prefeitura e corpo de bombeiros dá conta que 884 casas foram atingidas pela forte chuva. Segundo o vice-prefeito Ronaldo Botelho, este número pode chegar a 1.200 unidades. O valor do prejuízo ainda esta sendo contabilizado. O maior estrago foi em telhas finas (eternites) em vários bairros da cidade. “O prefeito nos determinou que tomássemos providências e apenas no domingo compramos 30 rolos de lona de cem metros por oito de largura para socorrer a população. Mas não foi o suficiente, nesta segunda-feira,tivemos que comprar mais 23 rolos e ainda há muitas famílias que necessitam deste auxílio”, lamentou Ronaldo.


Segundo Ronaldo, o próximo passo a ser dado é socorrer as pessoas que ainda necessitam de ajuda e buscar recursos junto ao Ministério da Integração Social. A prefeitura trabalha na hipótese de destinar telhas grossas de 6mm para cobrir as residências que foram danificadas. “Não adianta colocar telhas finas para depois voltarmos a ter este prejuízo novamente”, avalia Ronaldo.


O Capitão do Corpo de Bombeiros de Naviraí e Coordenador da Defesa Civil da cidade destacou a importância do município estar se prevenindo. “Adquirindo telhas de 6mm a cidade já esta trabalhando em serviço de prevenção e é assim que tem que acontecer”, comenta o Capitão do Corpo de Bombeiros.


De acordo com a gerente de Assistência Social Cleci Fortunati de Souza, o serviço rápido do corpo de bombeiros e funcionários da prefeitura na distribuição de lonas, as famílias não tiveram a necessidade de serem removidas de seus lares. “Tivemos apenas um problema com os meninos da Aproan - Associação dos Protetores de Adolescentes de Naviraí, o local ficou totalmente alagado, mas já estamos alugando uma casa para que estas crianças tenham onde ficar”, diz Cleci.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados