Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação/A.V dia 27/09/2010
Censo já entrevistou mais de 80% da população, diz IBGE
Compartilhar Notícia

A cerca de um mês para o término dos trabalhos do 12º Censo Demográfico do Brasil, 80,22% dos habitantes já foram recenseados, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na manhã desta segunda-feira (27), durante a divulgação do terceiro balanço do Censo 2010.


Esse número corresponde a mais de 57 milhões de domicílios recenseados e mais de 153 milhões de habitantes registrados. Desde o dia 1º de agosto, cerca de 190 mil recenseadores iniciaram as entrevistas com a população.


De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, todos os estados brasileiros estão com resultados acelerados. “Nesse ritmo, a coleta termina antes do prazo, mas a divulgação se dará no prazo estabelecido. Essa folga no calendário permite que nós aprofundemos ainda mais a revisão das coletas”, disse ele, ressaltando que os trabalhos serão finalizados no dia 31 de outubro.


Os estados da Paraíba, Tocantins e Rondônia são os que possuem os resultados mais avançados, com mais de 90% dos domicílios recenseados. Amazonas e Acre são os estados onde os trabalhos estão mais lentos. De acordo com o IBGE, esses dois estados passam por problemas de seca e esse seria o motivo por estarem com os trabalhos menos avançados.


Cai taxa de fecundidade e cresce número de idosos
Os estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro são os que têm o menor número de moradores por domicílio. A média do primeiro é de 2,99 e no Rio, 3,06.


“Isso tem a ver com a redução da fecundidade e o número de população idosa que cresceu. A consequência é esse número baixo de moradores por domicílio”, disse Nunes.


A redução da taxa de fecundidade na área urbana seria um dos destaques deste Censo 2010. Já na área rural, percebe-se que a fecundidade é mais elevada. O estado do Amazonas é o que tem a maior média, são 4,43 por moradia.


São Paulo, Minas Gerais e Bahia são os estados que possuem o maior número de pessoas com mais de 100 anos. De acordo com o terceiro balanço do Censo 2010, até o momento foram registradas 17.615 de pessoas nessa faixa etária. Em 2009, esse grupo era formado por cerca de 14 mil pessoas.


Mais domicílios
O presidente do IBGE informou também, com base em informações preliminares, que atualmente há mais domicílios no país do que o IBGE estava prevendo.


“Vamos recensear muito mais do que 58 milhões de domicílios. Há mais habitações do que estávamos considerando, sendo que mais habitações não significa mais população, há casas vazias”, ressaltou ele.


Segundo o IBGE, foram encontrados até agora mais de 2 milhões de domicílios fechados, o que significa 4,79% das moradias dos recenseados.


“Destaco que estamos vendo uma redução acentuada do número médio de moradores por domicílios. Teremos muito mais domicílio, mas não necessariamente um número proporcional de habitantes”, explicou Nunes.


Todos os dados coletados pelo IBGE podem ser visualizados na internet.


O instituto informou ainda que foram distribuídos 31.700 questionários virtuais, para os que optaram responder pela internet. Desses, 25.169 foram finalizados.


Total da população será divulgado em novembro
No dia 27 de novembro será divulgado o número atualizado da população brasileira. Esse dado é enviado ao Tribunal de Contas da União, para ser usado no cálculo do Fundo de Participação dos Municípios, verba repassada pela União para as cidades. Os demais resultados da pesquisa serão divulgados no decorrer de 2011 até 2012.


Em 2000, a população brasileira, de acordo com o Censo, era de 169.799.170.


Fonte: G1







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados