Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 16/09/2009
Carros a gasolina lideram lista dos que menos poluem
Compartilhar Notícia

O Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) divulgaram nesta terça-feira (15) uma classificação dos carros que menos poluem no Brasil, levando em consideração o ano de 2008. Apesar dos carros a álcool não estarem incluídos no índice que avalia as emissões de gás carbônico (CO2), sete dos oito carros que receberam a Nota Verde acima de 9 usam gasolina como principal combustível.


O levantamento pode ser consultado nos sites do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente. Na divulgação do relatório, o ministro Carlos Minc indicou que este levantamento poderá servir de base para os consumidores de automóveis no futuro.


"Hoje um número relativamente pequeno de pessoas se guiaria exclusivamente por esse critério da poluição ou da emissão para comprar um carro, mas eu acredito que esse número vai ser crescente", afirmou Minc.


A Nota Verde varia de zero a dez. Quanto maior a nota de um carro, menor o seu índice de emissão. Dos 258 registros de veículos (carros flex foram contados duas vezes), oito tiveram nota maior ou igual a nove. Apenas um carro teve nota menor que cinco (4,8). A nota mais alta foi 9,4.


Os dados das emissões foram medidos em testes de produção e comparados aos valores máximos permitidos em legislação específica do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).


Já o Indicador de Gás Carbônico mostra a emissão do gás por quilômetro rodado pelo carro. A escala vai de cinco a dez. Aquele que emitir menos gás carbônico receberá nota dez. Os carros a álcool não participam dessa nota, pois os Guias do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas de 2006 para inventários nacionais de gases de efeito estufa consideram que este combustível brasileiro produz emissão zero de gás carbônico.


O gás emitido corresponderia ao que é absorvido no ciclo da cana-de-açúcar. Os dados das emissões foram obtidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante o licenciamento dos veículos.


Os oito carros que receberam melhor índice na Nota Verde do Ibama são o Ford Focus 2.0 (nota 9,4), o Honda New Fit EX 1.5 (9,2), Nissan Tiida 1.8 (9,2), Honda New Fit LXL 1.4 (9,1) e o Ford Edge 3.5 (9.1), Chrysler PT Cruiser 2.4 (9) e Fiat Uno 1.0 (9). Dos citados, apenas o Fiat Uno é movido a álcool.


As melhores notas de CO2 são do Honda Fit LX (10), Fiat Uno Way 1.0 (9,8) e Honda New Fit LXL 1.4 (9.7). Dos cinco carros com piores Notas Verdes, segundo o Ibama, quatro são movidos a álcool: Renault Scénic 1.6, Citröen C3 1.4, Citröen Xsara Picasso 1.6 (todos com notas 5.6) e Peugeot 307 Sedan 1.6 (5.2). O Corsa 1.4 Econo Flex ,com Nota Verde 4.8, é movido a gasolina.


Fonte: Agência Brasil







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados