Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação/A.V dia 17/12/2010
Inflação semanal sobe em seis das sete capitais pesquisadas pela FGV
Compartilhar Notícia

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu na segunda semana de setembro em seis das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas. Mesmo com o acréscimo, Recife continuou com taxa negativa (-0,43%) na comparação com a semana anterior (-0,77%). Porto Alegre foi a única capital que registrou queda na taxa, aumentando ainda mais a deflação (de -0,08%, na primeira semana do mês, para -0,17%, na segunda prévia), conforme informou hoje (17) a FGV.


O IPC-S é composto por sete classes de despesa (alimentação, vestuário, despesas diversas, habitação, transportes, saúde e cuidados pessoais, e educação, leitura e recreação). Na segunda semana de setembro, alimentação (0,51%) e vestuário (0,63%) foram os que mais contribuíram para a alta do índice, que passou de 0,17%, na primeira semana do mês, para 0,31%.


Para o cálculo do índice, são coletados preços de cerca de 450 produtos e serviços que fazem parte da cesta de consumo de famílias com renda mensal até 40 salários mínimos residentes no Rio de Janeiro, em São Paulo, Porto Alegre, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Brasília. Para o cálculo do IPC-S da segunda semana, foram coletados preços entre 16 de agosto e 15 de setembro.


Fonte: AgênciaBrasil







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados