Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 02 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 02/09/2010
Naviraí: Trânsito faz blitz educativa sobre transporte de crianças
Compartilhar Notícia
Equipe da PM que atua no trânsito realizou blitz educativa nesta quarta-feira (Foto: Assessoria)


O Núcleo Municipal de Trânsito da Prefeitura de Naviraí realizou nesta quarta-feira (01) blitz educativa sobre transporte de crianças em diversos pontos da cidade. A blitz é uma orientação do DETRAN para alertar os pais e responsáveis sobre o uso obrigatório da cadeirinha ou acento de elevação para crianças menores de 7 anos.


A ação foi feita já que entrou em vigor no dia 01 de setembro a resolução 277 do Contran, que estabelece a obrigatoriedade do transporte de crianças até 7 anos no banco traseiro do carro em cadeirinhas ou assentos de elevação, conforme a idade. Quem descumprir a regra poderá ser multado em até R$ 191,54, mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. A resolução não se aplica para veículos de transporte coletivo, táxi e veículos escolares.


Os bebês com até 1 ano deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado "bebê conforto" ou "conversível". As crianças com idade superior a 1 ano e inferior ou igual a 4 anos deverão ser transportadas na chamada "cadeirinha". Quem tem mais de 4 anos e menos ou 7 anos e meio completos deve utilizar o "assento de elevação". As crianças com idade superior a 7 anos e meio e inferior ou igual a 10 anos precisam utilizar o cinto de segurança do veículo.


O Gerente do núcleo municipal de trânsito, Emerson Pena Vila, lembra ainda que é proibido o transporte de crianças menores de 7 anos em motocicletas. “As crianças até essa idade não têm condições de cuidar de sua própria segurança”, ressalta o gerente.


“Queremos que a população respeite as novas regras para o transporte de crianças ou exija o cumprimento de quem as transporta. O objetivo dessas novas regras é proteger a vida de quem mais amamos” completa Emerson.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados