Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 02 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 02/09/2010
Naviraí: Coleta Seletiva de Pilhas e Baterias tem nova etapa
Compartilhar Notícia
Alunos que entregarem pilhas ou baterias usadas recebem canecas ecológicas (Foto: Divulgação)


Considerando o ótimo resultado obtido através do Projeto “Coleta Seletiva de Pilhas e Baterias”, o Grupo de Estudos em Proteção a Biodiversidade - Gebio recebeu do Ministério Público Estadual recursos para dar continuidade ao projeto.


O objetivo do projeto é de contribuir para a minimização e o controle dos problemas ambientais ocasionados pelo descarte impróprio das pilhas e baterias, já que existe a necessidade de se desviar  esses materiais do aterro sanitário, pois o referido aterro seria somente para o lixo doméstico. Além disso, é preciso fazer com que este tipo de resíduo sólido seja coletado de forma seletiva, contribuindo para o cumprimento da Lei de Resíduos Sólidos promulgada recentemente, embora a lei não esteja ainda regulamentada.


Após dois anos de coleta foram enviadas para a Empresa Suzaquim, responsável pela reciclagem, aproximadamente 2 toneladas de pilhas e baterias, totalizando mais de 22.500 unidades de diversos tamanhos. As caixas de coleta continuarão instaladas nos diversos pontos de recebimentos do comércio (supermercados e lojas de celulares) e em escolas municipais onde serão feitas atividades de educação ambiental. Aos alunos que trouxeram as pilhas e baterias será entregue uma caneca ecológica como brinde, contribuindo assim para o sucesso do projeto.


O coordenador do projeto, Heatclif Horing, solicitou junto a Gerência do Meio Ambiente, com apoio do COMDEMA (Conselho Municipal em Defesa do Meio Ambiente), a aquisição de mais canecas ecológicas para atender o maior número possível de alunos.


“Este projeto é uma medida de prevenção, e a melhor alternativa consiste em proporcionar a coleta de todos os tipos e marcas de pilhas e baterias através de caixas coletoras e posteriormente, promover uma destinação final adequada”, finaliza o coordenador.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados