Página Inicial | DOMINGO, 12 DE MAIO DE 2024
Postada por: Redação dia 20/08/2010
Umidade do ar chega a níveis de deserto em Mato Grosso do Sul
Compartilhar Notícia

A massa de ar seco predomina em todo o Mato Grosso do Sul neste fim de semana. De acordo com os centros meteorológicos do País, o predomínio é de sol e calor em todo o Estado. A umidade relativa do ar pode chegar ao estado de alerta (entre 12% e 20%) em todos os municípios da região do Bolsão e do Norte de MS, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).


A umidade relativa do ar no Estado já chegou a índices semelhantes ao do deserto do Saara, onde a média varia entre 10% e 15%. A situação é mais crítica no Leste e Norte do Estado, principalmente na região dos municípios de Três Lagoas, Água Clara, Selvíria, Aparecida do Taboado, Santa Rita do Rio Pardo, Inocência, Paranaíba, Brasilândia, Cassilândia e Bataguassu.


Na região Sul do Estado a sensação de frio deve permanecer durante a madrugada, mas à tarde as temperaturas aumentam e a máxima pode chegar, hoje, aos 30°C em Dourados, segundo previsão do Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).


A tendência é que a umidade relativa do ar alcance índices críticos hoje: 15% na região norte e pantaneira e 20% nas demais regiões. Em Campo Grande a manhã deve ser ensolarada com 18% de umidade do ar. À tarde deve ser abafada com umidade máxima de 31% na capital.
De acordo com a meteorologista do Cemtec, Cátia Braga, não há previsão de mudança no tempo, pelo menos, até o dia 23 (segunda-feira). “A umidade deve ficar muito baixa em todas as regiões e as temperaturas bem altas, sem mudanças no quadro climático nos próximos dias”, afirma.


A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para as condições de estiagem e tempo seco. De acordo com o aviso meteorológico, os cuidados com queimadas ilegais, já necessários o ano todo, devem ser redobrados nesse período.


Em Dourados a umidade relativa do ar chegou aos 24% ontem e os índices podem ser ainda menores nos próximos dias. Nos dias 22 e 23 (domingo e segunda) a temperatura pode chegar aos 34°C e a umidade deve ficar em torno dos 18% à tarde, segundo o Cemtec.


SAÚDE
A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo.


Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. A recomendação é a de interromper atividades físicas ao ar livre das 11h às 15h, por causa da combinação entre ar seco e a maior incidência de poluentes; além de ingerir muito líquido, para evitar desidratação.


Fonte: Jornal Diário MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados