Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação dia 20/08/2010
Naviraí: Aranav realiza atividades no Dia do Campo Limpo
Compartilhar Notícia
Presidente da Aranavi discursa na abertura do Dia do Campo Limpo (Foto: Jr Lopes)


Foram realizadas nesta quarta (18), na Central de Recebimento de Embalagens Vazias localizada na Estrada da Balsinha em Naviraí, diversas atividades alusivas à sexta edição do Dia Nacional do Campo Limpo.


De acordo com o Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias ) um total de 104 centrais de recebimento em 23 estados realizaram atividades de educação ambiental, nesta data como parte da programação.


Em Naviraí, o Dia do Campo Limpo é desenvolvido pela Aranav (Associação dos Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí) em parceria com a Copasul (Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense) e com o apoio de empresas e revendas associadas, entre elas, Via Campus, Agro 100, Canda, Usinavi e Dcoil.


Durante todo o dia mais 400 alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) participaram de gincanas, assistiram uma peça com tema voltado para a utilização correta de agrotóxicos e também puderam conhecer a Central de Recebimento de Embalagens Vazias, que atende produtores de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Novo Horizonte do Sul, Ivinhema, Angélica, Nova Andradina, Taquarussu, Bataiporã, Jateí e Deodápolis.


Na solenidade de abertura do Dia do Campo Limpo, alguns produtores rurais e autoridades foram recepcionadas pelo presidente da Aranav, Edson Yukishigue Shingu e o responsável técnico pela Central de Recebimento de Embalagens Vazias, Wanderson Carlos França. Entre as autoridades, estavam o vereador Léo Matos (PV), João do Carmo Neves (gerente de Meio Ambiente), Dagmar Ricco Santeli (representando a Gerência de Educação), João Gonçalo Sabino (Iagro) e Heatcliff Horing (Gebio e Comdema), entre outros.


O Dia Nacional do Campo Limpo é uma iniciativa do Inpec e de seus associados (fabricantes e comerciantes de defensivos agrícolas e entidades que atuam no setor agrícola). No País ele é realizado pelas centrais de recebimento de embalagens vazias com o apoio do poder público nas esferas municipal e estadual e parceiros locais e tem como principal objetivo promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.


Quantidade recolhida


Graças ao trabalho de conscientização que vem sendo desenvolvido na região, os produtores tem enviado a cada ano que passa maiores quantidades de embalagens de agrotóxicos para terem a destinação correta. Criada em Navirai em 2005, a Central de Recebimento de Embalagens Vazias recebeu no primeiro ano 68 toneladas. No ano seguinte foram subiu para 78, em 2007 foram 104, 2008 um total de 116 e no ano passado foram entregues 147 toneladas de embalagens de agrotóxicos


Um levantamento realizado em Naviraí, revela 95% das embalagens de agrotóxicos utilizadas nas lavouras da região, retornam e são encaminhadas para terem a destinação recomendada pelo Inpev, tanto que até o momento a central de Naviraí já recebeu este ano 165 toneladas de embalagens, superando os anos anteriores.


Fonte: Jr Lopes (Naviraí Diário)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados