Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 17/08/2010
Artigo: O CENSO 2010 EM NAVIRAI
Compartilhar Notícia

DEPOIS DE 10 ANOS, NOVAS ESTATÍSTICAS SERÃO FEITAS NO PAÍS


Paulo Hamilton


Na última segunda feira (dia 02), na Prefeitura Municipal, o prefeito Zelmo de Brida, juntamente com recenseadores, deu início ao Censo 2010 no município de Naviraí.


Depois de 10 anos, novas estatísticas serão feitas no país. Na última pesquisa o Brasil tinha 183.987.291 de pessoas, a maioria do sexo feminino e morava em áreas urbanas. A expectativa é abranger 58 milhões de domicílios em 5.565 municípios, ou seja, as 191 mil pessoas credenciadas para realizar a pesquisa, os recenseadores deverão bater de porta em porta na casa de todos os brasileiros.


No último Censo realizado em 2007, Naviraí tinha 43.391 habitantes. A expectativa é que esse número tenha aumentado nos últimos anos. Na abertura , o prefeito Zelmo foi o primeiro munícipe a ser entrevistado, com dados coletados já computadorizados para a estatística de Naviraí.


Os recenseadores prestaram concurso e aprenderam como coletar as informações, abordar e fazer a entrevista com a população. Eles vão ter um mini computador de mão e os dados coletados serão transmitidos em tempo real a uma Central do IBGE localizada no Rio de Janeiro. A novidade vai possibilitar maior precisão e rapidez na divulgação dos resultados. O recenseador estará vestido com um uniforme específico (boné, colete e crachá). Um dos objetivos do censo é justamente  ajudar as autoridades na elaboração de políticas públicas.


Para realizar o Censo 2010, o IBGE conta com 45 recenseadores em Naviraí, sob a batuta do seu titular senhor Jair Alves dos Santos e precisa do apoio e da participação de todos. É imprescindível que a população entenda a importância de se receber o recenseador e responder ao questionário da pesquisa.


Fazer o Censo 2010 é uma responsabilidade do IBGE e também da sociedade que ao colaborar com o recenseamento cumpre seu papel de cidadã.


É importante lembrar que é através das informações do IBGE, produzida a partir das respostas da população ao Censo, que os governos e empresas irão planejar seus estudos e ações para projetar o futuro.


A Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas e assegura o caráter das informações prestadas.


O texto do Art. 1º estabelece que toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE, visando a resolução do Plano Nacional de Estatística.


Além disso, o parágrafo único desta mesma lei oferece garantias de que as informações prestadas terão caráter sigiloso, serão usadas exclusivamente para fins estatísticos.


Ou seja, as respostas fornecidas ao Censo 2010 serão absolutamente confidenciais e serão usadas somente ao preparo de cadastros e séries estatísticas. Em nenhuma hipótese, as informações prestadas serão visualizadas por pessoas estranhas ao serviço censitário. Os responsáveis pela violação do sigilo censitário estarão sujeitos à punição com demissão sumária, possíveis de citação em processo criminal.


O seu encerramento ocorrerá no próximo dia 31 de outubro e a divulgação dos resultados está prevista para a primeira quinzena de novembro.


A obtenção de dados fidedignos e confiáveis constitui a base indispensável de um recenseamento bem feito e, consequentemente, de um País melhor, cada vez mais adequado aos seus habitantes.


Naviraienses: O Censo 2010  conta com a vossa valiosa colaboração.


Um abraço fraternal a todos.


(Paulo Hamilton é professor aposentado em Naviraí e colaborador deste site)


Fonte: Paulo Hamilton







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados