Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 17/08/2010
Apenas seis cidades de MS atingiram meta de vacinação contra a polio
Compartilhar Notícia
Estado tinha meta de imunizar 195.733 crianças, mas imunizou apenas 116.627 (Foto: Divulgação)


Apenas seis, dos 78 município de Mato Grosso do Sul atingiram a meta da segunda etapa da vacinação contra a poliomielite, que foi realizada no sábado passado (14), segundo dados parciais divulgados nesta segunda-feira (16) pelo Ministério da Saúde.


De 206.035 crianças menores de cinco anos de idade no Estado, a meta do Ministério da Saúde era imunizar 95% desse total, o que representa 195.733 crianças, mas foram vacinadas apenas 116.627, o equivalente a 56,61%.


As únicas cidades sul-mato-grossenses que atingiram o patamar pré-estabelecido para a campanha de imunização foram Douradina, com 111,02%; Eldorado, com 97,48%; Inocência, com 103,37%; Corumbá, com 100,80%; Bandeirantes, com 102,26%; e Jaraguari, com 97,98%.


Campo Grande, que tinha tinha um público alvo da campanha de 61.047 crianças, conseguiu imunizar apenas 27.679, o que significa um percentual de vacinação de somente 45,34%.


O menor percentual de imunização do Estado foi registrado em Amambai, que com uma população de 3.692 crianças menores de cinco anos, conseguiu vacinar 1.225, ou seja, apenas 33,18% do total.


Vacina continua disponível nos postos


Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carmem Osterno, mesmo depois do dia 'D' da campanha, a vacina continua disponível nos postos de saúde a da rede pública.


“Se os pais ou responsáveis, por algum motivo, não puderam levar as crianças, não há motivo para preocupação. Basta ir à unidade de saúde mais próxima, porque a vacina contra a pólio está disponível na rede pública de saúde em todo o país”, explica Carmem.


Sobre a vacina


Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral, em gotas, e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para a imunização de rotina. Pelo calendário básico de vacinação, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Porém, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.


A vacina não apresenta contra-indicações. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receberem as gotinhas. A vacina também não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e aids ou de outras doenças que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo).


A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral. (*) Com informações da assessoria do Ministério da Saúde)


Fonte: Ministério da Saúde







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados