Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Redação dia 13/08/2010
Pesquisa Ibope para governo, senado e presidência em MS é impugnada
Compartilhar Notícia

A pesquisa Ibope sobre as intenções de voto para presidente, governador e senador, em Mato Grosso do Sul, que estaria pronta para a divulgação no fim desta semana, foi impugnada por determinação da desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, magistrada que integra o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de MS.


A impugnação aparece no processo 350086.2010, exibido no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foi a assessoria jurídica da coligação "Força do Povo" que contestou a pesquisa por discordar dos critérios numéricos que devem sustentar o levantamento.


De acordo com a secretaria judiciária do TRE-MS, o processo impugnado se encontra há dois dias sob avaliação da desembargadora. Isso quer dizer a decisão não é definitiva e cabe recurso. A pesquisa eleitoral foi contratada pela TV Morena, afiliada da Rede Globo.


A coordenação que cuida da cobertura da campanha eleitoral da TV informou ontem à noite que desconhecia a decisão e recomendou que a reportagem buscasse informação no site do TSE, onde até o fechamento desse material, constava a impugnação imposta por Tânia Garcia, relatora desse processo. O parecer dela, contudo, não aparece.


A assessoria de imprensa do TRE confirmou a impugnação, mas o fato que motivou a decisão poderia ser fornecido apenas pela desembargadora, que no fim desta tarde cumpria expediente no TJ (Tribunal de Justiça). Em contado com a assessoria de Tânia Garcia, a orientação foi essa: que as questões eleitorais deveriam ser tratadas somente pela “assessoria de imprensa” da corte.


O período do levantamento do Ibope registrado no TRE sob o protocolo 29036/2010 ocorre entre os dias 06 e 13 de agosto e o plano da pesquisa é o de entrevistar 812 eleitores dos principais colégios eleitorais do Estado.


Fonte: Midiamax







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados