Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 13/09/2009
SC: Atingidos pela chuva já somam 333 mil no Sul
Compartilhar Notícia

O nível do rio Araranguá subiu para 2,88 m acima do normal, segundo informações da Defesa Civil catarinense, divulgada neste domingo. A medição foi feita no início da noite desse sábado. O número de pessoas atingidas chega a 333 mil, desde o começo da semana, em virtude das enchentes, vendavais e deslizamentos que afetam o Sul do País. O número de mortos chega a sete, cinco em Santa Catarina e dois no Rio Grande do Sul.


De acordo com a Defesa Civil, 183 mil pessoas foram afetadas pelos temporais em Santa catarina, que deixaram ainda 1.906 desabrigados, 10.648 desalojados, 291 deslocados, 173 feridos. A precipitação causou destruição em três cidades catarinenses.


Conforme previsão do governo catarinense, o volume de chuva até o domingo no litoral sul do Estado deve chegar a 150mm, com alagamentos e risco para deslizamentos, além de temporais com descargas elétricas. Além disso, as ondas altas e o mar agitado mantêm o empilhamento de águas na costa, aumentando a condição de alagamentos em áreas ribeirinhas, dificultando o escoamento dos rios até a segunda-feira.


No Rio Grande do Sul, pelo menos 150 mil pessoas foram afetadas, 1,5 mil estão desabrigadas e 2010 estão desalojadas. De acordo com o governo do Estado, 11 municípios decretaram situação de emergência: Frederico Westphalen, Itaara, Victor Graeff, Ibirubá, Porto Xavier, Santa Maria, Lavras do Sul, Seberi, Ibirapuitã, Herval e Caiçara.


Fonte: Terra







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados