Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 01 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 20/07/2010
Cerca de 100 bovinos podem ter morrido em decorrência do frio em Naviraí
Compartilhar Notícia

Ultimo levantamento do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) mostra que 2.700 mil cabeças de gado foram mortas devido ao frio em Mato Grosso do Sul. O número foi repassado pelos seus escritórios na região sul e sudoeste do Estado.


Esta quantia foi registrada desde sábado, quando os primeiros animais foram encontrados, em fazendas de Caarapó e Antônio João. Os casos também foram registrado em Naviraí.


Os técnicos do Iagro irão analisar as carcaças para descobrir o que causou a morte das reses, já sabendo que a queda brusca da temperatura é a principal razão.


Em todos os casos, os animais mortos devem ser enterrados ou cremados e em hipótese alguma usados para consumo humano. Em uma fazenda de Antônio João, 120 bovinos morreram. Quase metade do rebanho que era de 270.


Em Antonio João, a Iagro contabilizou a morte de 310 bois, em Amambai o número já atinge 300 cabeças, enquanto na cidade de Naviraí o órgão estima que 100 bovinos tenham morrido no fim de semana. No município de Caarapó, de acordo com o Sindicato Rural, 612 bois morreram por conta do frio intenso. Mas a Iagro reitera que tem registro apenas de 587 mortes.


O número total e o prejuízo ainda devem ser contabilizados, pois diversas fazendas ainda não repassaram suas perdas.


O presidente do sindicato rural de Caarapó, Jesus Camacho, acredita que pode chegar a 4 mil cabeças. Prejuízo de quase R$ 4 milhões. (*Com informações Campo Grande News)


Fonte: CG News







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados