Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 20/07/2010
Iagro diz que frio pode ter matado duas mil cabeças de gado no MS
Compartilhar Notícia
Mortes foram registradas em municípios da faixa de fronteira (TV Morena)


Cerca de duas mil cabeças de gado pode ter morrido em Mato Grosso do Sul nos últimos cinco dias em razão da queda brusca de temperatura, segundo estimativa da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).


Segundo a diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo, as mortes ocorreram principalmente nos municípios da faixa de fronteira do Estado com o Paraguai, nas regiões Sul, Sudoeste e da Grande Dourados.


Entre as cidades em que os produtores registraram mortes de animais estão Antônio João, Ponta Porã, Caarapó, Amambai, Aral Moreira e Bela Vista, entre outros.


Cristina Carrijo revela que técnicos da Iagro estão visitando as propriedades onde foram informadas  as mortes dos animais para apurar as causas do incidente, mas ela adianta, que possivelmente foram provocadas por hipotermia, condição em que a temperatura do corpo cai abaixo do normal, prejudicando o metabolismo.


“A causa principal parece ser a hipotermia, que abaixa a resistência dos animais. Com essa queda de imunidade alguma bactéria ou outro agente poderia ter se aproveitado, mas a condição básica foi a hipotermia”, explicou.


Além de investigar a causa da mortandade, a diretora-presidente da Iagro diz que os técnicos do órgão estão orientando os produtos a enterrar os animais mortos e repassando informações de como eles podem proteger seu rebanho de novas frentes frias.


“Os produtores estão sendo orientados a não deixar seus animais em áreas descampadas e sim levá-los para áreas mais protegidas do vento, da chuva e do frio”, concluiu.


Fonte: TV Morena







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados