Duas escolas de Mato Grosso do Sul estão entre as 20 melhores do país em desempenho por escola no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2009, divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação.
O desempenho das escolas foi calculado com base na média total obtida por seus alunos nas provas objetivas e na redação. A média nacional, segundo o Inep, foi de 500 pontos. Das 20 melhores escolas, 12 escolas estão no Sudeste, 4 estão no Centro-Oeste e outras quatro no Nordeste. A melhor escola é o Colégio Vértice Unidade 2, de São Paulo, com média total de 749,7.
As duas escolas de MS são: Alexander Fleming, que ocupa a 5ª posição com 737,4 pontos e o Colégio Bionatus que está em 11ª com 728,5; as duas escolas são particulares. As duas únicas instituições públicas da lista das 20 com melhor desempenho no Enem são escolas ligadas a universidades.
O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) obteve média total de 734,66 pontos e ficou com a sétima colocação no ranking. Ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira teve média total de 722,58 e aparece na 17° posição.
Com 249,25 pontos, metade da média nacional, o pior desempenho no exame foi o da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, em Santo Antônio do Içá, no Amazonas.
Fonte: Midiamax