Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 01 DE MAIO DE 2024
Postada por: Redação dia 18/07/2010
Frio mata cerca de 700 cabeças de gado no MS
Compartilhar Notícia

Mais de 200 cabeças de gado morreram por causa do frio nos últimos dois dias na fronteira de Mato Grosso do Sul. Em uma das fazenda do município de Antônio João, por exemplo, foram 91 novilhas mortas vítimas de hipotermia e em outra, mais próxima de Ponta Porã, foram 79 cabeças de gado contabilizadas até o momento. Esses números ainda não são definitivos e a estimativa é que o prejuízo ultrapasse os R$ 100 mil. Com esses números, já passam de 700 as mortes de gado no Estado por causa do frio.


Em Caarapó, cerca de 500 cabeças de gado morreram em 20 fazendas do município. A contagem dos animais ainda não é definitiva, mas o prejuízo dos fazendeiros gira em torno de R$ 300 mil. A temperatura na região tem ficado em torno de 7º durante a madrugada, com sensação térmica de 1º no campo.


A orientação para o produtor que teve gado morto por conta do frio é enterrar os animais. Deve ser feita uma vala na parte mais alta da propriedade, longe de córregos e nascentes para que não haja danos ambientais. Além disso, é preciso cobrir a vala com pelo menos um metro de terra sobre os animais.


Para os animais que estão vivos, o veterinário Cléber Rosa orienta que a solução é recolher o rebanho em galpões ou em áreas protegidas pelas árvores.


A vistoria da Agência de Defesa Sanitária Animal (Iagro) tem dificuldades em fechar uma estatística concreta sobre as perdas de animais da região de Caarapó. O problema está no acesso às propriedades, pois as estradas estão intransitáveis.


Fonte: TV Morena







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados