Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 15/07/2010
Justiça Eleitoral recebe mais de 2.700 impugnações de candidaturas
Compartilhar Notícia

Procuradorias eleitorais de todo o país, assim como partidos, candidatos e coligações, apresentaram, até ontem (14), 2.776 impugnações de registros de cerca de 20 mil candidatos que desejam concorrer às eleições 2010.


Terça, foi o último prazo para a Justiça Eleitoral receber a solicitação de inelegibilidade dos políticos com ficha suja ou com problemas na documentação. O registro das candidaturas deve ser julgado, inclusive em grau de recurso, até o dia 19 de agosto.


Os números de impugnações são preliminares. Alguns tribunais ainda não tinham os números definitivos até o início desta noite. Além disso, São Paulo --Estado com o maior colégio eleitoral do país-- ainda não forneceu seus dados. Até agora, o estado com maior número de impugnações foi Minas Gerais, com 614 ocorrências, seguido por Alagoas (383) e Rondônia (319).


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não recebeu qualquer impugnação de candidatura dos nove presidenciáveis registrados.


O presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que a Lei da Ficha Limpa "pegou", pois pode ter resultado em até 15% das impugnações. As principais justificativas para barrar os fichas sujas, segundo a nova lei, são a condenação do político por órgão colegiado e a renúncia de mandato para escapar de cassação.


Os tribunais informam que a maioria da impugnações foi motivada por falhas na documentação enviada pelos candidatos, como a falta de certidões negativas na Justiça.


A partir da notificação da impugnação, os candidatos devem apresentar recurso em até sete dias, inclusive sábados e domingos, já que as secretarias dos tribunais estão funcionando em regime de plantão.


Fonte: Folha Online







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados