Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 02 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 06/07/2010
Naviraí: Câmara Municipal presta homenagens a ecologistas
Compartilhar Notícia
Plenário da Câmara ficou totalmente lotado durante a Sessão Solene (Foto: Jr Lopes)


Nesta segunda-feira (05), aconteceu a sessão especial da Câmara Municipal de Naviraí, na qual houve a entrega do prêmio Ecologia e Ambientalismo, além do lançamento de cartilha ambiental para escolares. A solenidade nasceu da proposta do vereador Leandro Peres de Matos (Leo Matos – PV).


Foram o prêmio foram agraciados a Aranav (entidade que trabalha para a reciclagem de embalagens vazias de agrotóxicos), Adolfo José Silvério, sargento Carlos Dilveira (PMA de Naviraí), César Martins da Fonseca, Edson Xingu, Eloina Cáceres da Cruz (Comdema), representantes da ONG Gebio (Clauenice Zucca, Heatclif Horing, Sidney Ribeiro, Márcia Brito), o gerente de Meio-Ambiente João do Camo Neves, Ronaldo Botelho e Maria Joana d’Arc Miguel.


O plenário da Câmara Municipal ficou lotada com a presença de alunos de algumas escolas de Naviraí. Eles receberam as carteiras educativas e ouviram atentamente a palestra do promotor de Justiça do Meio-Ambiente, Luiz Gustavo Camacho Tersariol.


Tersariol afirmou que o meio-ambiente não é só floresta, vegetação e rios. È também a cidade e o local onde se vive e o patrimônio arqueológico. Disse aos alunos e aos presentes que é necessário usar os recursos naturais de forma racional e sustentável para que esta geração utilize e as futuras gerações também.
 

O promotor explicou que não se pode pensar meio-ambiente só na forma local e o melhor é pensar em ser um cidadão planetário. “Uma mancha de petróleo causa derramada no mar causa impacto em diversos países”, afirmou.
 

Também foi lembrado que Mato Grosso do Sul enfrenta problemas ambientais como a falta de preservação das matas ciliares. desmatamento irregular, fixação de lavouras em áreas de preservação permanente (APP) e assoreamento.


As formas para mitigar os problemas e recuperar o meio-ambiente deve acontecer através da recuperação das áreas degradadas, demarcação das APPs (com isolamento, cercas), retiradas das estruturas irregulares, medidas de contenção das áreas erodidas (vossorocas e grandes valas), implantação de curva de nível e implantação do que faltar para atingir os 20 por cento de área de reserva legal.


O Ministério Público Estadual (MPE) trabalha para que Naviraí seja o primeiro município do Estado a ter seus rios e córregos totalmente vistoriados e tenha iniciado o trabalho de recuperação das áreas de matas celulares. O trabalho já atinge os rios Amambaí, Ivinhema, Laranjaí, Curupaí e  Tejuí, além dos córregos Cumandaí, Touro e Tarumã.            


O evento foi prestigiado pela Miss MS (ersão Miss Mundo), Izabele Zaupa, que terá que utilizar um projeto de responsabilidade social para usar como bandeira, e ela escolheu o Projeto Cumandaí.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados