Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 02/07/2010
Odontologia evolui consideravelmente em Naviraí
Compartilhar Notícia
Parte da equipe que atende no Centro Odontológico de Naviraí (Foto: Jr Lopes)


Os investimentos feitos com a inclusão de consultórios odontológicos nos Postos de Saúde da Família (PSFs), que são distribuídos estrategicamente por diversos bairros, tem culminado com um avanço considerável no setor da saúde em Naviraí.


Em entrevista concedida esta semana, a cirurgiã dentista Kátia Akemi da Rocha Ujihara Greziou (coordenadora de Saúde Bucal da Gerência Municipal de Saúde), explicou que de cinco anos para cá, foram abertos um total de oito consultórios odontológicos no município: Assentamento Juncal, PSF Maria de Lourdes, PSF São Pedro, PSF Ronan Marques, PSF Paraíso II, PSF Boa Vista, PSF Padre Antonio Coreman e na Penav. Até então, os atendimentos odontológicos à comunidade eram disponibilizados em três locais (Centro Odontológico, PSF Carlos Vidoto e PSF Paraíso I). “O setor de odontologia do município também foi informatizado com objetivo de melhorar em todos os sentidos”, destaca Kátia.


Um dos exemplos do avanço desta área em Naviraí é o Centro Odontológico, onde cinco profissionais atendem em média 50 pessoas por dia. “Cada profissional atende em média dez pacientes por dia (mais dois emergenciais) e para tanto, os atendimentos ocorrem no período das 7 às 19h, pois desta forma, as pessoas podem agendar para um horário que não atrapalhe no seu trabalho”, explica Kátia.


Dados apontam que no ano passado houve um total de 97.091 atendimentos (consultas, visitas e procedimentos especializados). “Nossa meta é manter ou até mesmo superar estes números no decorrer deste ano”, ressalta a coordenadora.


No Centro Odontológico qualquer paciente pode agendar uma consulta, bastando levar os documentos pessoais (RG, CPF) e se for menor de idade, deve levar a certidão de nascimento. Os agendamentos oferecidos são para tratamento, demanda espontânea, atendimento de urgência, agendamento para a zona rural e agendamento de especialidades (endodontia, prótese, biópsia, pacientes portadores de necessidades especiais e odontopediatria). “Quando algum paciente que fez o agendamento não comparece para a consulta, outro paciente é encaixado e desta forma todos são atendidos”, explicou Kátia Akemi.


Equipes do setor da Saúde Bucal ligadas à Gerência Municipal de Saúde, também vão até as unidades escolares realizam atividades educativas com diversos temas (técnica do fio dental, placa bacteriana, educação e flúor-gel). Duas escolas do município (Presidente Médici e Marechal Rondon) já contam com consultórios odontológicos instalados dentro da própria unidade escolar. Os alunos das demais escolas são atendidos no PSF mais próximo de suas residências e no Centro Odontológico. Ao todo, aproximadamente 8.300 crianças são atendidas. “Nós buscamos uma odontologia resolutiva, de qualidade e humanização, para proporcionar satisfação ao paciente”, finalizou a coordenadora Saúde Bucal.


Fonte: Jr Lopes (Navirai Diário)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados