Página Inicial | SÁBADO, 04 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 29/06/2010
Artigo: A ACEN e sua história
Compartilhar Notícia

Paulo Hamilton


Quem se fez presente à solenidade de posse da nova diretoria da ACEN – Associação Comercial e Empresarial de Naviraí, para o biênio 2010/2012, no último dia 18 e presenciou aquele ato solene, com certeza sentiu uma “pitada” de orgulho por esta Entidade que representa todos os segmentos do empresariado Naviraiense que atuam no comércio, na indústria e na prestação de serviços, ao constatarem, “in loco”, um público composto por estes segmentos, lotando suas amplas e funcionais instalações num Anfiteatro com capacidade acomodatícia para 200 pessoas.


A história da ACEN começou nos idos de 1978, mais exatamente no dia 17 de fevereiro de 1978 daquele ano, quando um grupo de empresários de nossa cidade se reuniu para criar uma Entidade que os representasse e os auxiliasse no desenvolvimento econômico de Naviraí.


A ACEN, desde a sua fundação ocorrida nas dependências da Biblioteca Pública Municipal “Dom Aquino Corrêa”, hoje Gerência Municipal de Educação, Cultura e Esportes, sempre teve, de sua parte, uma grande preocupação com o ser humano e, para isso, tem firmado parcerias com o SEBRAE, SENAI, além da Prefeitura Municipal sempre presente. As capacitações aconteceram através de diversos cursos, palestras, seminários e outros eventos, buscando qualificação profissional aos seus associados e à toda comunidade.


A diretoria que se despediu no último dia 18, comandada pelo empresário Afonso Antonio Elias, em seu pronunciamento de despedida e posse do novo presidente, senhor Antonio Alves de Lima, atuante membro da ACEN há muitos anos como Vice-Presidente e membro do Conselho Fiscal, desejou sucesso ao seu sucessor, fazendo um relato de sua gestão.


Bem sabemos que qualquer associação só se torna fortalecida com um trabalho de equipe e é esta que garante o sucesso das ações e temos ainda a convicção que o importante não é atingir sozinho a meta desejada, nem chegar primeiro antes dos outros. Quando se trata de uma associação o importante é caminhar juntos para o crescimento dos seus associados e da nossa cidade.


A comunidade Naviraiense registra e agradece aos fundadores da ACEN pelas suas visões de futuro, pelo conceito de excelência profissional quando buscaram a competência, profissionalismo e transparência nas prestações de serviços aos seus associados e à comunidade em geral.


Tem sido o espírito de luta do empresariado Naviraiense que tem feito com que a ACEN seja, hoje, uma das mais dinâmicas do nosso Estado. Seu trabalho, dinamismo, perseverança e ousadia, têm sido as marcas desta Entidade, que nasceu com um propósito e o percorre até os dias atuais.


Parabenizamos seus fundadores, e a todos os dirigentes desde a sua fundação até hoje, a quem a comunidade Naviraiense rende-lhes seu preito de gratidão: Alcides Vicentim, Aparecido Sales, Autemar Borges do Prado, Apolônio Candido dos Santos, Badih Abdul Rhamen Selem, Benigno Pinheiro Cavalcante (in memoriam), Chrissofis Thomas Gregos (in memoriam), Enock Rodrigues de Queiroz (in memoriam), Fernando F. de Carvalho, Francisco Colado Barreto (in memoriam), Francisco Makino, Heli Sergio Alves, José Martiniano da Silva, José Braz Martins, José Machado Neto (in memoriam), João Marques da Silva, Joaquim Pereira Rosa, Joaquim Rodrigues de Carvalho, Joaquim Cardoso de Castro (in memoriam), Joaquim Gomes da Silva, José Barbosa da Silva, José Antonio, Júlio Ono, Jorge Ribeiro Brandão, Jackson Frazoni, Licinio Firmino da Silva, Laerte Barrinuevo, Luiz Tókio Kodama, Massuo Sacuno, Manoel José da Silva, Maria José Mota, Moacir Aparecido de Andrade, Manoel Pulguério Garcia (in memoriam), Nilson Mascoli, Nelson Raimundo, Oscar Rodrigues de Carvalho, Orlando Petrofeza (in memoriam), Ocimar Cardoso de Castro, Odivaldo José de Matos, Pedro Macine Netto, Pedro I. Guiotoko (in memoriam), Dr. Ronald Almeida Cançado, Toyogi Nakagawa, Valdelino Gonçalves do Prado e Wilson Liuti.


A nova diretoria é constituída de cidadãos da maior expressão, respeitabilidade e admiração pública pelo muito que já fizeram por Naviraí e certamente, irão fazer pela Associação Comercial e Empresarial de Naviraí. Seu atual presidente, Antonio Alves de Lima, o popular Toninho da Floraí é um dinâmico empresário do Grupo Florai, composto por uma Boutique, a Geração 2000, a Loja Floraí com filial na cidade de Amambaí, a Florai Materiais de Construção e Floraí Empreendimentos Imobiliários Ltda. Foi por três anos consecutivos presidente da Comissão Municipal de Arrecadação de Fundos para o Hospital de Câncer de Barretos e um partícipe atuante e entusiasta pelo desenvolvimento sócio-econômico de Naviraí.


O pronunciamento do novo presidente foi muito elogiado, quando afirmou que “Naviraí tem lugar de destaque no Mato Grosso do Sul e devemos continuar nos portando assim, sem nenhum complexo de inferioridade, sem medo de ser feliz, sem medo de pedir o que temos de direito”.


Aproveito a oportunidade disse, onde aqui se encontra a grande maioria das entidades que lutam pelo engrandecimento de Naviraí para que sejam nossas parceiras nas metas em comum e propormos, juntamente com a Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico, reuniões bimestrais onde definiremos os próximos passos, as bandeiras a serem levantadas, e com esta representatividade, possamos ser mais fortes em nossas reivindicações como uma verdadeira sociedade civil organizada que deve ser com a UNIÃO DE FORÇAS, mas com DIVISÃO DE TAREFAS, estabelecendo regras claras e estáveis para a atração de investimentos e empreendedores, buscando sempre o desenvolvimento econômico sustentável de Naviraí.


À nova diretoria, os nossos votos de muito sucesso.


“A águia gosta de pairar nas alturas, acima do mundo, não para ver as pessoas de cima, mas para estimulá-las a olhar para cima” (Elisabeth Ross).


Um abraço fraternal a todos.


(Paulo Hamilton é professor aposentado em Naviraí e colaborador deste site)


Fonte: Paulo Hamilton







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados