Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 16/06/2010
Europa prepara sanções contra petróleo iraniano
Compartilhar Notícia

Os chefes de Estado da União Europeia deverão ampliar a pressão sobre o Irã, nesta quinta-feira (17), ao aprovar novas sanções unilaterais mais rigorosas que as obtidas no Conselho de Segurança.


O documento, ainda em negociação, atinge o setor energético, excluído das sanções da ONU por pressões da Rússia e da China.


Pelo texto, seriam proibidos "investimento, assistência técnica ou transferência de tecnologia, equipamento ou serviço, particularmente de refino e de liquefação".


"Pedimos medidas extras claras, precisas e fortes por parte da UE", disse o ministro do Exterior britânico, William Hague, antes de acrescentar ver apoio para punir também o setor financeiro.


Embora países como a Alemanha, que investe no setor energético iraniano, tenham expressado reservas, diplomatas relataram haver amplo apoio entre os ministros do Exterior do bloco.


Nas próximas semanas, os EUA também devem aprovar novas sanções unilaterais contra o Irã, ainda mais duras. As medidas fazem parte da estratégia traçada por Washington para forçar o país a interromper seu programa nuclear, na esteira das sanções aprovadas na ONU.


Ontem, o vice-ministro de Indústrias e Minas do Irã, Mohamad Masud Samieneyad, disse que o país irá restringir a exportação de minerais a nações que lhe impuserem sanções. "As suas cotas irão para países que não podíamos servir por limitações de produção."


Fonte: EFE







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados