Página Inicial | SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 15/06/2010
Naviraí: Continua campanha contra a poliomielite
Compartilhar Notícia
Meta do município é imunizar 3.988 criança de 0 a 5 anos (Foto: Divulgação)


Crianças menores de cinco anos que ainda não vacinaram contra paralisia infantil (poliomielite) ainda poderão serem vacinadas. Os pais devem levar seus filhos a um dos postos de vacinação para a primeira dose. A gerência de saúde da Prefeitura de Naviraí informou que a campanha continua.


A vacina é oral, e mesmo quem já tomou antes deve participar. A segunda dose será aplicada dia 14 de agosto. Em Naviraí foram disponibilizadas 4.000 doses para esta primeira fase e 2.584 (75%) das crianças já foram vacinadas no município. A meta da saúde municipal é imunizar, na primeira etapa, 95% das crianças, ou seja, 3.988 criança de 0 a 5 anos.


De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Eliane Bergo, até o momento a procura foi considerada baixa e os pais devem procurar uma das unidades básicas de saúde e levarem seus filhos. “É muita campanha de vacinação juntas. E isso, acaba confundindo os pais”, explica Eliane.


O Zé Gotinha, personagem da campanha nacional veste este ano a camisa da seleção brasileira, aproveitando o clima de Copa do Mundo. O slogan é Vacinou, é gol. Para receber a vacina, basta se dirigir a qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) com o cartão de vacinação da criança. Devem ser vacinados, crianças de 0 a cinco anos incompletos.


O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação, pois há o risco de importação de casos provenientes de países que ainda registram casos da doença, como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados