Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 08/09/2009
Vendaval mata quatro pessoas em SC
Compartilhar Notícia

Subiu para 23 o número de cidades atingidas pela forte chuva em Santa Catarina desde da noite de segunda-feira (7). Até agora, quatro pessoas morreram e ao menos 64 ficaram feridas em Guaraciaba, que decretou estado de calamidade --cerca de 70% das casas do município foram afetadas pelo vendaval.


No Rio Grande do Sul, as chuvas deixaram ao menos 100 mil pessoas sem luz e 310 desabrigados nos municípios de Itaara e Victor Graeff, segundo informações da Defesa Civil Estadual.


Além de Guaraciaba, os técnicos da Defesa Civil Estadual contabilizam danos nos municípios de Tigrinhos, São Domingos, Vargem Bonita, Penha, Abelardo Luz, Caçador, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Coronel Martins, Monte Castelo, Blumenau, Navegantes, Jaraguá do Sul, Itajaí, Porto União, Schroeder, Santa Cecília, Canoinhas, Santa Terezinha, Guaramirim, Rio das Antas e Lebon Régis.


Foram registradas quedas de árvores, interdição de ruas, destelhamentos, falta de energia, problemas de abastecimento de água e falhas na telefonia em vários locais.


Segundo o Major Márcio Luiz Alves, da Defesa Civil, casas foram arrancadas e arremessadas a mais de 50 metros de distância com ventos de 120 km/h em Guaraciaba. O major disse que o número de feridos tende a aumentar, já que ainda estão sendo contabilizados. "A real dimensão dos danos só teremos nas próximas horas".


No oeste do Estado, o município de Caçador comunicou o destelhamento de 90 casas. Já Abelardo Luz, que foi atingida por uma forte chuva de granizo,teve prejuízo em pelo menos 370 casas.


O município de São Domingos estava sem comunicação na manhã de hoje, enquanto a localidade de Campina da Alegria, no município de Vargem Bonita, tem 180 casas destelhadas e sofre com a falta de água e energia elétrica. O município de Ipuaçu estava sem energia e com registros de destelhamento de casas e queda de árvores.


Coronel Martins estava sem comunicação e energia elétrica, com destelhamento e queda de árvores. Segundo a Defesa Civil Estadual, cerca de 100 casas foram atingidas em Monte Castelo, que teve pelos menos dois feridos e uma vítima de infarto.


Penha, na foz do rio Itajaí-Açu, estava sem água e sem eletricidade, além de contar com 150 casas atingidas pelas chuvas.


Em Blumenau, no Vale do Itajaí, houve destelhamentos, quedas de árvores e o desabamento de um galpão da empresa Auto Viação Catarinense.


Fonte: Folha







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados