Página Inicial | SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 12/06/2010
Idosos e crianças são principais vítimas de problemas respiratórios
Compartilhar Notícia

Com a queda gradativa da temperatura no final de outono, quando a mínima registrada na madrugada já passa de 17ºC para 7ºC, o organismo precisa ser mais bem alimentado e agasalhado caso contrário, as doenças comuns nesta época do ano surgem como vilãs. O ar frio irrita o aparelho respiratório, principalmente os brônquios, e aparecem a asma [mais perigosa porque pode levar à morte], renite, laringite, faringite, bronquite.


Se comparar o fim do outono e o inverno com o verão, por exemplo, os casos de atendimentos a pacientes com problemas respiratórios registram aumento de pelo menos três vezes durante o período frio, quando as pessoas tendem a ficar aglomeradas.


Nesta manhã, a aposentada Maria de Lourdes, 82, foi parar no posto Guanandi. Com a saúde debilitada por conta da diabetes e pressão alta, ela teve falta de ar e o diagnóstico médico foi de início de pneumonia.


Friagem


O clínico geral que atendeu dona Lourdes, Randolph Salazar Paredes, é categórico ao explicar que a "friagem" é o principal problema nessa época do ano. "Sair sem agasalhar os pés, mãos e cabeça é hábito perigoso", diz. A friagem provoca a queda da temperatura do corpo e a irritabilidade das vias aéreas.


“As pessoas não se agasalham. Agora, o clima é instável, tem hora que está frio e depois esquenta. Tem que levar sempre um agasalho. A friagem é o suficiente para desencadear uma crise asmática”, diz Paredes.


A asma é a doença mais perigosa e o médico alerta para que, nos casos de crise asmática, o paciente seja levado imediatamente para uma unidade de saúde. “Crianças e idosos são as principais vítimas das doenças. As crianças estão com o organismo em formação e os idosos, enfrentam a degeneração”.


O enfermeiro Iama Albuquerque Higa afirma que o tabagismo surge como outro grave problema que piora o quadro de saúde dos pacientes que enfrentam as doenças de outono e inverno.


Conforme o clínico geral, para manter uma boa saúde nos períodos mais frios do ano é preciso aquecer o corpo com agasalhos, tomar chás quentes, manter o corpo bem hidratado – os vírus se propagam no ar mais rapidamente por conta da baixa umidade – e proteger sempre o tórax.


Segundo ele, a campanha do agasalho não é apenas um ato de solidariedade, e sim, uma ação de prevenção à doença respiratória.


Fonte: MidiamaxNews







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados