Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 04/06/2010
Barco irlandês segue rumo a Gaza; entrada será barrada, diz Israel
Compartilhar Notícia

O navio irlandês Rachel Corrie prossegue com seu objetivo de tentar furar o bloqueio a Gaza para entregar ajuda humanitária aos palestinos, mas deve atingir a zona de proibição de navegação de 20 milhas (32 km) somente no sábado pela manhã, informou a ONG "Free Gaza" em comunicado. O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, já informou que o navio "não chegará" a atracar.


De acordo com a ONG, a tripulante Jenny Graham declarou por meio de um telefone por satélite que o navio segue navegando sem problemas. "Estamos a cerca de 150 milhas de Gaza, avançamos em bom ritmo e esperamos chegar a Gaza no sábado de manhã", disse.


Uma vencedora do prêmio Nobel da Paz e um ex-chefe de departamento da ONU (Organização das Nações Unidas) estão a bordo do navio. Ainda segundo o comunicado há 15 pessoas a bordo. Anteriormente agências de notícias tinham divulgado que eram 11 tripulantes.


Embate


Os comentários contrastantes entre a ONG e o governo de Israel mostram que um potencial novo embate pode ser iminente e chegam quatro dias após o ataque de Israel à "Frota da Liberdade", que tentava furar o bloqueio israelense à faixa de Gaza e deixou nove mortos e dezenas de feridos. A ação rendeu críticas da comunidade internacional e colocou o bloqueio que já dura três anos em xeque.


Greta Berlin, porta-voz da ONG "Free Gaza", disse em Nicósia, no Chipre, que a embarcação Rachel Corrie, de 1.200 toneladas, vai prosseguir navegando diretamente rumo a Gaza, sem parar em nenhum porto na rota.


Os ativistas a bordo do navio querem entregar toneladas de ajuda humanitária, incluindo cadeiras de rodas, material escolar, suprimentos médicos e concreto.


Uma irlandesa vencedora do prêmio Nobel da Paz, Mairead Maguire, e Dennis Halliday, ex-chefe do Programa Petróleo-por-Comida da ONU (Organização das Nações Unidas), no Iraque, estão entre tripulantes do barco, disse Berlin.


Fonte: Reuters







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados