Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 28/05/2010
Trens colidem após explosão na Índia e matam ao menos 15 pessoas
Compartilhar Notícia

Ao menos 15 pessoas morreram e 150 ficaram feridas depois que uma explosão atingiu um trem de passageiros e o jogou contra outra composição de carga de alta velocidade que vinha na direção oposta, no leste da Índia, nas primeiras horas da sexta-feira (noite de quinta-feira em Brasília), afirmou um porta-voz do transporte ferroviário. A agência Reuters fala em ao menos 25 mortos.


"As pessoas estão gritando. Equipes de resgate se esforçam para salvar sobreviventes e remover os corpos", disse Naresh Jana, um jornalista do "Telegraph" à Reuters. "Posso ver partes de corpos penduradas nos compartimentos e embaixo das rodas. Posso ouvir pessoas, mulheres, gritando por ajuda de dentro dos vagões atingidos."


O acidente aconteceu em uma área conhecida por ser reduto de rebeldes maoístas e dias depois que um avião com 158 passageiros caiu no sul do país.


Um porta-voz da companhia ferroviária disse que há suspeita de sabotagem já que o trem de passageiros foi atingido por uma explosão, mas que o envolvimento de maoístas ainda não foi confirmado.


O trem de passageiros viajava de Kolkata, no Estado de Bengala Ocidental, para Mumbai. O acidente aconteceu no Estado de Jhargram.


'A explosão descarrilou 13 composições do Expresso Gyaneswari. Essas composições, então, caíram no outro trilho onde um trem de carga colidiu contra parte delas', afirmou Soumitra Majumdar, porta-voz da companhia ferroviária.


Um oficial do governo local disse que o número de mortos pode chegar a cerca de 60, porque muitos passageiros estavam presos dentro dos vagões destroçados.


Rebeldes


Os rebeldes maoístas, que costumam atacar a polícia, prédios do governo e infraestrutura, como estações de trem, aumentaram ataques nos últimos meses em resposta a uma ofensiva do governo para removê-los de suas bases na floresta.


Os rebeldes explodiram um ônibus no Estado de Chhattisgarh este mês, matando 35 pessoas, cerca de um mês após 76 policiais serem mortos em outro ataque.


O primeiro-ministro Manmohan Singh descreveu a insurgência como o maior desafio de segurança interna na Índia.


O movimento agora está presente em um terço do país e, apesar de ainda restrito nas cidades, eles se infiltraram nos bolsões rurais de até 28 Estados.


Fonte: Reuters







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados