Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 21/05/2010
Naviraí: Escritor Guimarães Rocha faz conferência nesta sexta
Compartilhar Notícia

O poeta escritor Guimarães Rocha, membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras, profere conferência em Naviraí (21 de maio), sexta-feira às 14h no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN). O evento acontece graças à parceria com a Agência Municipal de Cultura de Naviraí.


O tema é “Grandezas da Literatura Sul-mato-grossense”, também título do novo livro do poeta, que reúne uma centena de luminares da cultura regional, vinculados à Academia. A proposta, enaltecendo a vida e obra de 100 autores de importância maior para a história de Mato Grosso do Sul, é reavivar o conhecimento e a influência dos talentos, alguns quase esquecidos pela mídia, mas que contribuíram e contribuem na formação do cidadão integral no Estado.


A palestra conferência, além do seu momento central, fixado na exposição a respeito dos nossos maiores expoentes lítero culturais, inclui dissertação sobre a situação atual da arte cultura e literatura em Mato Grosso do Sul, vídeos e relatos de experiências produtivas, música e poesia, sorteio de exemplares de livros do autor. Em sequencia, Guimarães Rocha se reúne com professores de Naviraí, tratando do incentivo à implantação da Noite da Poesia no Município, possibilidade que aponta para a valorização e humanização comunitária.


Sarau


Na mesma tarde e local (21 de maio, na ACEN), às 15h30, o escritor se reúne com vereadores, ocasião em que discutirão a viabilidade de um decreto municipal visando implementar e ampliar as atividades literárias em Naviraí. Às 19h30 tem lugar o esperado Sarau Literário, então na Biblioteca Pública Municipal “Dom Aquino Corrêa”. Aproveitando tão expressivo evento, Guimarães Rocha informou sua expectativa de que seja lavrada uma Ata de Fundação da Associação de Escritores de Naviraí, cuja atividade garantirá melhor difusão e fomento da literatura e arte cultura na região.


Neste ano o poeta escritor Guimarães Rocha prossegue ministrando seis séries de palestras em diversas cidades, com os títulos: “Grandezas da Literatura Sul-mato-grossense”; “Coronel Adib – A História”; “A Força da Mulher na Literatura Sul-mato-grossense”; “Moral da Idade Média no Terceiro Milênio”; “Sobre o Recorde Poético”; e “O Policial e o Poeta”, além da divulgação pelo reconhecimento do Recorde Poético.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados