Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 18/05/2010
PM usa gás e bombas para desocupar fazenda de Pedrossian
Compartilhar Notícia

Os índios que ocuparam a Fazenda Petrópolis, em Miranda, deixaram a propriedade por volta das 16 horas desta segunda-feira (17). As famílias se recusavam a cumprir o mandado de reintegração de posse e a Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) utilzou gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral para que os cerca de 100 terena deixassem a área, invadida desde outubro.


A desocupação durou aproximadamente quarenta minutos. A área é reivindicada pelos terena como parte da área da aldeia Cachoeirinha. Em janeiro desse ano, o Supremo Tribunal Federal concedeu liminar ao proprietário da área, o ex-governador Pedro Pedrossian, e determinou a saída dos índios terena da fazenda.


Em março, a Justiça Federal ratificou a decisão do STF, depois de uma tentativa frustrada de acordo entre os indígenas e os proprietários da área. Os índios recusaram-se a deixar a área enquanto não pudessem colher o que haviam plantado.


Os índios foram notificados da decisão em março desse ano e ontem (17), às 16 horas, foi encerrado o prazo para desocupação. As famílias não queriam sair da Fazenda Petrópolis. Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal estava no local hoje e a desocupação foi feita com apoio do Cigcoe. As famílias agora estão em uma estrada próxima da fazenda.


Fonte: TV Morena







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados