Nos primeiros quatro meses de 2010, Mato Grosso do Sul, notificou um caso de dengue a cada dois minutos e meio, em média. Isso representa, 24 registros por hora e 587 por dia. Nesse período, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (17) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram 70.494 notificações.
Neste primeiro quadrimestre o pico de notificações da doença ocorreu no mês de março, com 24.917 casos. Nos dois meses anteriores, houve um aumento progressivo, saindo de 12.957 em janeiro para 21.503 em fevereiro. Em contrapartida, em abril, houve uma queda expressiva nos registros em abril, que fechou com 11.117 casos.
Com esses dados percebe-se que de janeiro para fevereiro a doença aumentou em 65,95%, de fevereiro para março a porcentagem foi de 15,87% e de março para abril houve uma queda significativa de 55,38%.
Mesmo com a diminuição dos casos, a SES alerta a população para que não deixe de fazer a prevenção contra a doença e lembra que esse trabalho passa pelo combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão, e que se reproduz em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, como: caixas d'água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas e pneus. (*Com informações da SES)
Fonte: SES