Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 04/09/2009
Naviraí cria Eco Ponto para armazenar pneus
Compartilhar Notícia
Eco Ponto tem capacidade para armazenar 2,5 mil pneus (Foto: Orisvaldo Sales)


O município de Naviraí deu mais um importante passo para a eliminação da proliferação do mosquito da dengue. Recentemente a Prefeitura, inaugurou o “Eco Ponto”, local que será utilizado para armazenar os pneus usados no município.


O novo ponto de armazenamento tem uma área de 209,10 m², sendo investido um total de R$ 78,839.92, com recursos próprios da administração municipal.  O mesmo terá a capacidade para armazenar mais de 2,5 mil pneus, tendo hoje, 600 alojados no local apropriado.


O Eco Ponto foi instalado no Aterro Sanitário, sendo que os pneus inutilizados serão recolhidos e encaminhados para reciclagem por uma empresa do ramo, graças a um convênio firmado com a prefeitura. Além disso, a empresa ficará responsável pela busca do material e logo em seguida reciclá-lo. Os moradores da cidade e proprietários de borracharias que tiveram em estoque, pneus deteriorados, podem reconduzi-los até o Eco Ponto.


Segundo o gerente Geral da Prefeitura Gilberto Alvaro Pimpinatti, com o Eco Ponto, além de contribuir com a questão ambiental, irá ajudar no combate a dengue em Naviraí. “Mesmo havendo números reduzidos da dengue, é preciso manter certo cuidado, além disso, esses pneus que ficam jogados ao ar livre, demoram décadas para se decompor na natureza, vindo a causar danos ao meio ambiente”, argumenta o gerente.


O Convênio de Cooperação Mútua, para abertura de um ponto de coleta de pneus, é formalizado diretamente com o Poder Público, onde a Prefeitura Municipal indica um local coberto para onde são levados os pneus recolhidos pelo serviço de limpeza pública, ou mesmo aqueles encaminhados por borracheiros, lojas de pneus, particulares e outros.


“É importante que a área do ponto de coleta de pneus seja coberta e protegida, a fim de se evitar o acúmulo de água ou mesmo a entrada de pessoas não autorizadas”, comenta Gilberto. O Programa de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis objetiva atender à Resolução N.º 258, de 26 de agosto de 1999, do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados