O Conselho Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) decidiu em reunião nesta quinta-feira (6 de maio) que apenas poderão ingressar nos cursos da instituição os alunos que tenham passado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com isso, a universidade descartou a realização de vestibulares de Inverno e de Verão.
O assunto já estava sendo debatido nos cursinhos e escolas do Ensino Médio de Campo Grande, deixando os alunos apreensivos. Alguns chegaram a ir até a UFMS em busca de informações, sem sucesso. "Eles não informam nada, senão tiver o vestibular, será ruim", disse a estudante Alessandra Pozzobon.
Ontem, o Coun deliberou oficialmente pela suspensão dos vestibulares e levará em conta apenas o Sistema de Seleção Unificado (SiSu) do Ministério da Educação (MEC) que leva em conta a pontuação alcançada no Enem.
Como este ano ainda não teve Enem, a seleção dos acadêmicos para os cursos que começam no segundo semestre, o Vestibular de Inverno, vai utilizar a nota do Enem 2009. No último vestibular, em dezembro, a UFMS havia adotado o Enem apenas na primeira fase.
O sistema
O SiSU é um sistema informatizado do MEC em que as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes. A escolha é feita exclusivamente por meio da nota que o candidato obtiver no Enem.
Fonte: TV Morena