Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 02/05/2010
Brasileiros querem deixar EUA devido à lei de imigração
Compartilhar Notícia

Brasileiros ilegais que vivem no Estado americano do Arizona disseram ao R7 que pensam em deixar os EUA por causa da nova lei de imigração sancionada pela governadora republicana Jan Brewer no último dia 23.


Entre outras medidas, o texto torna crime a imigração ilegal e dá poder à polícia para pedir documentos a qualquer pessoa nas ruas, ainda que ela não esteja em atitude suspeita. A lei, que virou objeto de debate acalorado em todo o país, causa polêmica porque, na opinião de muitos juristas, fere a Constituição ao restringir o direito de ir e vir e presumir a culpa de qualquer possível imigrante.


A microempresária Rosilane Novaes, que mora em Phoenix há quatro anos e lidera a comunidade brasileira na região, diz que tanto imigrantes legais quanto ilegais estão preocupados.


- A discriminação já existe, principalmente com hispânicos ou com quem pareça mexicano. Esse nem sempre é o caso com os brasileiros, nós nos preocupamos porque a polícia vai simplesmente poder abordar qualquer pessoa na rua e pedir documentos, sem motivo algum.


Em parte, as preocupações dos imigrantes encontram suporte em estatísticas. Uma pesquisa da empresa Angus Reid publicada na última quinta-feira (29) revelou que 76% dos americanos apoiam que seja convertido em crime o transporte de pessoas sem documentos, e uma esmagadora maioria respalda regulamentações similares à lei promulgada no Arizona.


Rosilane - que apesar de ter seguro social e carteira de motorista não tem permissão de residência nos EUA - conta que muitos brasileiros, especialmente aqueles que têm fisionomia similar à dos mexicanos, já estão fazendo planos para deixar o país.


- Uma menina que veio pelo deserto (cruzando a fronteira com o México), cheia de sonhos, e ia embora no fim do ano já adiantou os planos e vai voltar para o Brasil no meio do ano.


A brasileira conta que a própria filha de 16 anos, que cursa o ensino médio nos EUA, vai voltar o Brasil.


- Ela é uma das melhores alunas da escola, mas já viu que não vai dar para ficar por aqui.


O medo da lei também é um fato para Rosiliane Campos, imigrante ilegal que cruzou o deserto na fronteira mexicana, vive há sete anos em Phoenix e é casada com um uruguaio.


- Se essa lei realmente for aplicada eu volto para o Brasil com a minha filha. Meu marido mora aqui legalmente e eu não posso arriscar ser presa e ainda levar minha filha e meu marido comigo.


A brasileira diz que vai esperar até o dia 23 de julho, prazo final para que a lei entre em vigor, antes de tomar uma decisão.


- Eu vou esperar até o último minuto pra ver o que vai ser feito. Se entrar em vigor, eu vou embora imediatamente.


Segundo estimativas do governo do Arizona, só não região metropolitana de Phoenix vivem cerca de 500 mil imigrantes ilegais, principalmente mexicanos.


Fonte: R7







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados