Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 29/04/2010
Brasileirão da Série D terá 40 clubes participantes
Compartilhar Notícia
Cene superou o atual Campeão Estadual e disputará o Brasileiro da Série D (Foto: Jr Lopes)


O Cene de Campo Grande venceu o Naviraiense ontem (28) por 3 a 2 no tempo normal e 3 a 0 nos pênaltis e agora será um dos 40 clubes que disputarão o Campeonato Brasileiro da Série D, que de acordo com o calendário da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), começará no dia 18 de julho e terminará em 14 de novembro.


Os critérios para a definição das 40 vagas resumem-se da seguinte forma: os quatro rebaixados da Série C de 2009 (Sampaio Corrêa (São Luis-MA), Mixto (Cuiabá-MT), Confiança (Aracaju-SE) e Marcílio Dias (Itajaí-SC), as demais vagas ficam para os 36 times de todos os estados brasileiros, indicados através de desempenho nos campeonatos estaduais ou torneios realizados por cada federação estadual.


Os estados que figuram entre o primeiro e nono lugar no ranking da CBF garantem duas vagas cada e os demais estados (a exemplo do Mato Grosso do Sul) tem direito a um representante.


Sistema de disputa


Na primeira fase os 40 clubes serão divididos em dez grupos de quatro clubes cada, agrupados regionalmente. Os dois primeiros de cada grupo classificam-se a fase seguinte. Na segunda fase os 20 clubes restantes jogam em sistema eliminatório em jogos de ida e volta, classificando o clube vencedor para a terceira fase.


Na terceira fase os dez clubes restantes jogam novamente em sistema eliminatório, classificando os vencedores mais os três clubes perdedores de melhor desempenho para a fase seguinte. A disputa segue no sistema eliminação com 8 clubes, 4 clubes, até restarem os dois finalistas. Os semifinalistas estarão garantidos na Série C de 2011.


Equipes classificadas


Além dos quatro rebaixados da Série C do ano passado, 21 Estados já definiram seus representantes na próxima edição do Brasileiro da Série D:


Alagoas (Murici), Amapá (Santana), Amazonas (América), Bahia (Camaçari e Fluminense de Feira), Ceará (Guarany de Sobral), Distrito Federal (Ceilândia), Goiás (Santa Helena e Anapolina), Maranhão (JV Lideral), Mato Grosso (Vila Aurora), Mato Grosso do Sul (Cene), Minas Gerais (Democrata de Governador Valadares e Tupi), Paraná (Iraty e Operário),


Pernambuco (Santa Cruz e Central), Piauí (Flamengo), Rio de Janeiro (América e Madureira), Rio Grande do Norte (Corinthians de Caicó), Rio Grande do Sul (São José e Pelotas), Roraima (Baré), São Paulo (Botafogo e Oeste), Santa Catrina (Joinville e Metropolitano) e Tocantins (Araguaína).


Restam apenas seis vagas, que ficarão para os Campeões Estaduais do Acre, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Rondônia e Sergipe.


Fonte: Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados